Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Cedrilho

Cedrilho

Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Eurosídeas II
Ordem: Sapindales
Família: Meliaceae
Gênero: CedrelaEspécie: Cedrela lilloi C. de Candolle
Publicação: in Bull. Soc. Bot. Genéve, Sér. 2, 6:118, fig. 11. 1914
Sinonímia botânica: Cedrela boliviana Rusby[boliviina] sphalm; Cedrela steinbachii Harms;Cedrela herrerae Harms; Cedrela angustifolia sensuAdr. Jussieu; Cedrela odorata sensu Ruiz & Pavon.
Nomes vulgares por Unidades da Federação: no Paraná, cedrilho; no Rio Grande do Sul, cedrilho ecedro; e em Santa Catarina, cedro e cedrodobrejo.
Nomes vulgares no exterior: na Argentina, cedro salteño e cedro de tucumán; na Bolívia, cedro; e no Peru, atoc cedro e cedro virgen.
Etimologia: o nome genérico Cedrela vem de Cedrus, porque a árvore rescende perfume à semelhança do legítimo cedro. Do grego kedros(cedro), que, por sua vez, procede de keein, kaiein(queimar, perfumar, purificar), pelo fato de o lenho do cedro ser usado para perfumar ambientes; oepíteto específico lilloi é em homenagem a MiguelLillo, botânico argentino queemprestou o nome ao Instituto Miguel Lillo, sediadoem Tucumán, na

Clima
Precipitação pluvial média anual: de 1.300 mm, no extremo sul de Mato Grosso do Sul, a 2.300 mm, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Regime de precipitações: chuvas uniformemente distribuídas na Região Sul (exceto o norte do Paraná) e chuvas periódicas no extremo sul de Mato Grosso do Sul.

Solos
O cedrilho ocorre principalmente em solos profundos e úmidos e com textura argilosa. Locais identificados de ocorrência natural de cedrilho (Cedrela lilloi), no Brasil. arenoargilosa. Solos rasos ou com camadas de pedras e áreas de lençol freático superficial não são favoráveis ao seu desenvolvimento.

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos de cedrilho devem ser colhidos quando apresentam mudança de coloração, passando da cor verde para marrom escura. Após a coleta, os frutos devem ser colocados em ambiente seco e ventilado, para completar a deiscência. A liberação total das sementes é feita pela agitação dos frutos.

Produção de Mudas
Semeadura: recomenda se semear em sementeiras para posterior repicagem, ou duas sementes em sacos de polietileno com dimensões mínimas de 20 cm de altura e 7 cm de diâmetro, ou em tubetes de polipropileno de 200 cm3.Por ocasião da semeadura, retirar as asas das sementes. A repicagem deve ser efetuada 5 a 7semanas após a germinação.
Características Silviculturais
O cedrilho é uma espécie heliófila, que tolera baixas temperaturas.
Hábito: irregular e variável, apresentando até forma satisfatória e ramificação leve. Apresenta desrama natural deficiente, necessitando de poda de condução, decepa e poda dos galhos periódica e freqüente.

Crescimento e Produção
Não há dados disponíveis sobre o crescimento dessa espécie em plantios. Contudo, seu crescimento é lento

Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade):madeira leve (0,46 g.cm3).
Produtos e Utilizações
Celulose e papel: a madeira do cedrilho é inadequada para esse uso.
Energia: produz lenha de boa qualidade.
Madeira serrada e roliça: a madeira é considerada nobre na Argentina, na Bolívia e no Peru, sendo usada em carpintaria.

Espécies Afins
O gênero Cedrela P. Browne possui cerca de oito espécies produtoras de madeiras semelhantes, distribuídas desde as Antilhas e México até a Argentina (exceto o Chile).Cedrela lilloi se relaciona claramente com C.montana, espécie existente mais ao Norte, da qual esta difere principalmente na forma dos folíolos(os longos ápices acuminados são muito característicos) e a falta de um significativo indumento .Distinguese de C. fissilis principalmente pelas folhas – geralmente menores –, menor número de folíolos – estes providos de delgados peciólulos e longos ápices acuminados muito característicos –,bem como a face inferior dos folíolos glabros ecom fruto sensivelmente menor.

Neuvoo Jooble