Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Cauvi

Cauvi

Taxonomia e Nomenclatura

Divisão: AngiospermaeClado: Eurosídeas I
Ordem: Fabales (em Cronquist (1981), é classificadaem Rosales)
Família: Fabaceae (em Cronquist (1981),é classificada em Leguminosae)Subfamília: Mimosoideae
Gênero: PseudopiptadeniaEspécie: Pseudopiptadenia warmingii (Bentham)G.P.Lewis & M.P.Lima
Publicação: Arq. Jard. Bot. Rio de Janeiro30:54. 1991
Sinonímia botânica: Mimosa warmingii Benth.;Newtonia glaziovii (Harms) Burkart; Newtoniawarmingii (Bentham) G. P.Lewis comb. Nov.;Piptadenia glaziovii Harms.
Nomes vulgares por Unidades da Federação: em Minas Gerais, angico; no Paraná, caoví, caubie cauvi; e no Estado do Rio de Janeiro, cambuimangico e cambuívinhático.Etimologia: o nome genérico Pseudopiptadeniasignifica “parecido com o gênero Piptadenia”; oepíteto específico warmingii é em homenagem aWarming, que estudou a Lagoa Santa, em Minas Gerais

Clima
Precipitação pluvial média anual: de1.100 mm, em Minas Gerais, a 3.700 mm,na Serra de Paranapiacaba, SP.
Regime de precipitações: chuvas uniformemente distribuídas no leste do Paraná e de Santa Catarina e no sudeste do Estado de São Paulo. Chuvas uniformes ou periódicas na faixa costeira do sul da Bahia e chuvas periódicas nos demais locais.

Solos
Ocorre, naturalmente, em terrenos úmidos, em solos de fertilidade química média, com textura arenosa e com drenagem lenta.

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos devem ser colhidos quando passam da coloração verde, para marrom escura. Após a coleta, eles devem ser abertos em ambiente ventilado, onde são extraídas as sementes.

Produção de Mudas
Semeadura: recomenda se semear uma semente do cauvi em sacos de polietileno com dimensão mínima de 20 cm de altura e 7 cm de diâmetro, laminado de 18 cm de altura e 8 cm de diâmetro, ou em tubetes de polipropileno de tamanho grande.

Características Silviculturais
O cauvi é uma espécie de caráter heliófilo; medianamente tolerante ao frio.
Hábito: apresenta crescimento simpodial, com forma variável e irregular, com dominância apical crescente com a idade.
Métodos de regeneração: essa espécie é recomendada para plantio misto, a pleno sol. Sistemas agroflorestais: no sul da Bahia, o cauvi é deixado como árvore de sombra, nas plantações de cacau .

Crescimento e Produção
Existem poucos dados de plantios de Pseudopiptadenia warmingii. Contudo, seu crescimento é lento.

Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade): amadeira do cauvi é moderadamente densa (0,75g.cm3) a 15 % de umidade.
Cor: o cerne é bege rosado, uniforme, escurecendo para castanho claro, e o alburno é pouco diferenciado, de coloração bege clara, levemente rosada.
Características gerais: textura média; superfície suavemente áspera ao tato e com pouco brilho; grã irregular; cheiro e gosto indistintos.
Durabilidade natural: segundo observações práticas a respeito de sua utilização em condições adversas, a madeira de cauvi demonstrou resistência média ao ataque de organismos xilófagos. Sua durabilidade é equivalente à da peroba rosa (Aspidosperma polyneuron).
Preservação: a madeira de cauvi, com poros parcialmente obstruídos por óleo resina, quando submetida a tratamentos sob pressão, demonstrou baixa permeabilidade às soluções preservantes.
Outras características: apresenta retratibilidade média e resistência mecânica entre alta e média, e as propriedades físicas e mecânicas dessa espécie.

Produtos e Utilizações
Celulose e papel: a madeira do cauvi é inadequada para esse uso.
Energia: fornece ótima madeira para lenha e carvão.
Madeira serrada e roliça: a madeira dessa espécie é indicada em construção civil como esquadrias, vigas, caibros, mourões, ripas, tábuas e tacos para assoalhos; é usada, também, na fabricação de carrocerias e de implementos agrícolas.
Paisagístico: devido ao seu porte e folhagem, essa espécie é recomendada como planta ornamental.
Plantios com finalidade ambiental: essa espécie é recomendada para recuperação de áreas degradadas e de preservação permanente. O muriqui ou mono carvoeiro (Brachytelesarachnoides) se alimenta de suas flore).

Espécies Afins
O gênero Pseudopiptadenia Rauschert compreende oito espécies e é exclusivo da faixa neotropical, estendendo se desde o norte da América do Sul até o sul do Brasil .Pseudopiptadenia warmingii assemelha se a P. contorta, diferenciando se pelo menor número de pinas (5 a 10 pares), de folíolos (geralmente até26 pares por pina) e pela forma de glândula peciolar.

Jooble Neuvoo