Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Caúna

Caúna

Taxonomia e NomenclaturaDivisão: AngiospermaeClado: Euasterídeas II
Ordem: Aquifoliales (em Cronquist (1981),é classificada em Celastrales)
Família: AquifoliaceaeGênero: Ilex
Espécie: Ilex theezans Martius ex Reissek
Publicação: in Mart., Fl. Bras. 11 (1): 51. 1861
Sinonímia botânica: Ilex achrodonta Maxim;Ilex integerrima Reissek.
Nomes vulgares por Unidades da Federação: em Minas Gerais, chádocampo, congonha,congonhaamarga e orelhademico; no Paraná, carvalhobranco, caúna, caúnaamargosa, caúnadefolhagrande, caúnamiqueira, congonha, ervatimoneira, miqueira, orelhademico e timoneira;no Rio Grande do Sul, caúna, caúnadefolhagrande, caúnagraúda, caúnamiqueira econgonha; em Santa Catarina, carvalhobranco,caúna, caúnadefolhagrande, caúnagraúda,congonha e miqueira; e no Estado de São Paulo,caúna, caúnaamargosa, congonha, congonhaamarga, congonhinha, cuticaémvermelho, orelhademico e paudebicho.
Etimologia: o nome genérico Ilex é o nome antigo da azinheira, usado pelos escritores Horácio, Plinio, etc. Trata se da carrasqueira mansa, que é uma espécie de carvalho (Quercusilex); o epíteto específico theezans significa “o que produz chá” ou “usado para chá”. Thea(neologismo latino), chá

Clima
Precipitação pluvial média anual: de 730 mm, na Bahia, a 2.700 mm, no Estado de São Paulo. Regime de precipitações: chuvas uniformemente distribuídas na Região Sul (exceto ao norte do Paraná) e no litoral do Estado de São Paulo, e chuvas periódicas nas demais Regiões.

Solos
Ocorre, naturalmente, em vários tipos de solos, desenvolvendo se tanto em terrenos úmidos como em bem drenados, e em vegetação junto aos afloramentos de arenito

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos devem ser colhidos diretamente da árvore, quando adquirirem coloração vermelha escura ou preta, e iniciarem a queda espontânea. Em seguida, devem ser macerados em peneira fina, sob água corrente, para liberar as sementes. A decomposição parcial da casca facilita essa operação.

Produção de Mudas
Semeadura: a baixa germinação das sementes de caúna (comumente de 5 % a 20 %) inviabiliza a semeadura direta nos recipientes. Produtores demudas dessa espécie costumam submeter as sementes à estratificação antes do plantio. Recomenda se a repicagem quando as mudas apresentam 4 a 6 folhas definitivas.
Germinação: é epígea ou fanerocotiledonar. A germinação inicia de 30 a 150 dias após a semeadura e geralmente é muito baixa; em média,5 %, variando de 1 % a 20 %.

Características Silviculturais
A caúna é uma espécie esciófila, que tolera temperaturas baixas.
Hábito: apresenta forma tortuosa, sem dominância apical definida, com ramificação pesada e bifurcações. Apresenta, também, desrama natural fraca, devendo sofrer podas freqüentes de condução e dos galhos.

Crescimento e Produção
Há poucos dados de crescimento sobre a caúna em plantios. Contudo, seu crescimento é lento.

Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade):madeira moderadamente densa (0,60 g.cm3.
Cor: o alburno e o cerne são pouco diferenciado se apresentam coloração creme, que se oxida rapidamente quando cortados.
Características gerais: superfície lisa ao tato e com lustro, deixando transparecer os desenhos dos raios medulares, que são muito altos, distintos a olho nu; textura fina; grã direita ou irregular; sem gosto nem cheiro distintos.
Outras características: apresenta madeira de atraente aspecto, fácil de trabalhar. É necessário um estudo tecnológico mais profundo da madeira.
Produtos e Utilizações
Aproveitamento alimentar: freqüentemente as folhas da caúna são misturadas com as da erva mate (Ilex paraguariensis), dando um sabor mais amargo ao chimarrão, motivo pelo qual sedes aconselha tal procedimento, não obstante ambas apresentarem propriedades terapêuticas similares. Por vezes, tal mistura visa adulterar a erva mate, o que tem desagradado aos consumidores.
Celulose e papel: a madeira de Ilex theezans é inadequada para esse uso.
Constituintes fitoquímicos: ácido resinoso de26.131 g, cafeína pura de 4.893 g e flavonóides.Energia: lenha de boa qualidade.
Madeira serrada e roliça: a madeira da caúna tem pouco valor econômico. Contudo, devido aos desenhos dos raios, é indicada para confecção de folhas faqueadas para móveis e no fabrico de pianos. Serve, também, para desdobro, tabuado, carpintaria, marcenaria, obras externas, esteios, mourões, vigas, cabos de ferramentas e utensílios diversos.
Medicinal: as folhas em infusão têm propriedades diuréticas, estomáquicas e estimulantes .
Plantios com finalidade ambiental: essa espécie tem uma participação efetiva na composição da serapilheira da restinga do litoral do Paraná. Contudo, em São Mateus do Sul, PR, numa área de Floresta Ombrófila Mista (Floresta com presença de araucária), essa espécie apresentou uma deposição anual de serapilheira de 46,3 kg, o que a classifica em 25º lugar dentre 34 espécies estudadas

Espécies Afins
Ilex L. é um gênero pantropical com cerca de 400espécies, presente em regiões tropicais e temperadas de todo o mundo, exceto nos desertos, sendo encontradas aproximadamente 250 espécies na América do Sul.Ilex theezans possui grande variabilidade em suas características, como tamanho e formato das folhas e tamanho dos frutos. Além disso, espécimes com folhas e pecíolos maiores (2 cm a4 cm) e margem íntegra são frequentemente identificados como I. integerrima Reissek

Neuvoo Jooble