Madeiras brasileiras e exóticas
Carobão
Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Euasterídeas II
Ordem: Apiales (em Cronquist (1981),é classificada em Umbelales)
Família: AraliaceaeEspécie: Aralia warmingiana (Marchal) J. Wen
Publicação: in Brittonia 45 (1): 54. 1993
Sinonímia botânica: Pentapanax warmingianus(Marchal) Harms; Coemansia warmingiana March.(1879); Sciadodendron excelsum Griseb.
Nomes vulgares por Unidades da Federação:na Bahia, tinguibrabo; em Minas Gerais, carobão,lagarto e sabugueiro; no Rio Grande do Sul,carobão e parapariguaçu; em Santa Catarina,paraparaíguaçu; e no Estado de São Paulo,carobão e gameleiro.
Nomes vulgares no exterior: na Argentina,sabuguero; no México, cedro macho; e no Paraguai, para paray guasu e pinotra.
Etimologia: o nome genérico Aralia vem da família Araliaceae.
Clima
Precipitação pluvial média anual: de 800 mm, na Paraíba, a 1.900 mm, no Paraná.
Regime de precipitações: chuvas uniformemente distribuídas no Paraná e chuvas periódicas nas demais regiões.
Solos
Aralia warmingiana é indiferente às propriedades físicoquímicas dos solos.
Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos devem ser colhidos diretamente da árvore, quando adquirirem coloração roxo escura quase preta e iniciarem a queda espontânea.
Produção de Mudas
Semeadura: recomenda se semear o carobão em sementeira e depois repicar as plântulas em sacos de polietileno ou em tubetes de polipropileno de tamanho pequeno. A repicagem pode ser feita de3 a 5 semanas após a germinação.
Germinação: é epígea ou fanerocotiledonar. A emergência ocorre de 30 a 60 dias após a semeadura e a taxa de germinação geralmente é superior a 50 %. As mudas ficam prontas para o plantio após 9 meses.
Características Silviculturais
Espécie heliófila e medianamente tolerante ao frio.
Hábito: apresenta crescimento monopodial e boa desrama natural.
Crescimento e Produção
Não há dados disponíveis sobre o crescimento deAralia warmingiana em plantios. Contudo, seu crescimento é rápido, podendo atingir facilmente4 m de altura aos 2 anos.
Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade): amadeira dessa espécie é leve a moderadamente densa 0,48 g.cm3 a 0,54 g.cm3 .
Cor: o alburno é branco amarelado, com coloração mais intensa no cerne.
Características gerais: apresenta bom brilho natural, de tonalidade clara.
Secagem: o processo de secagem natural em fornos é rápido, comportando se sem inconveniente e mantendo boa estabilidade no pátio.
Trabalhabilidade: a madeira do carobão é fácil de serrar e de trabalhar. Usando se ferramentas de carpintaria, obtém se bom acabamento.
Produtos e Utilizações
Celulose e papel: essa espécie é recomendada para a fabricação de papel.
Energia: lenha de baixa qualidade.
Madeira serrada e roliça: a madeira do carobão é decorativa e boa para usos ornamentais, como encapados e lâminas, podendo ser empregada também em forros, confecção de caixas leves, brinquedos e lápis. Na Argentina, é usada para des bobinado rotativo e chapas para madeira terciada ou contraplacada para revestimentos.
Medicinal: as flores dessa espécie têm propriedades analgésicas.
Paisagístico: Aralia warmingiana é extremamente ornamental, principalmente pela forma elegante de sua copa. Presta se bem para paisagismo em geral, o que infelizmente ainda não foi percebido pelos profissionais dessa área.
Plantios com finalidade ambiental: os frutos do carobão são suculentos e avidamente consumidos por várias espécies de pássaros. Por isso – e pela rapidez de crescimento –, é ótima para plantios heterogêneos destinados à restauração de áreas degradadas de preservação permanente.
Espécies Afins
O gênero Aralia apresenta umas 15 espécies, oriundas de zonas tropicais e subtropicais da Ásia, da Austrália e da América do Sul.