Madeiras brasileiras e exóticas
Canela-de-Veado
Características gerais: grã direita ou irregular;superfície lisa ao tato, lustrosa; sem cheiro ou gosto distintos.
Durabilidade natural: em ensaios delaboratório, a madeira dessa espécie demonstroubaixa resistência ao apodrecimento e ao ataque decupins de madeira seca.
Secagem: racha facilmente na secagem.Contudo, a literatura não registra informaçõesprecisas sobre a secagem dessa espécie.
Trabalhabilidade: de porosidade fina e uniforme,a madeira dessa espécie, quando polida,proporciona um acabamento delicado.
Outras características: as propriedades físico-mecânicas da madeira dessa espécie podem ser consideradas de medianas a altas. A retratibilidade volumétrica é classificada como média. No aspecto, a madeirada canela-de-veado lembra o guarantã(Esenbeckia leiocarpa), da família Rutaceae.
Produtos e Utilizações
Celulose e papel: a madeira da canela-de-veado produz celulose para papel de baixa qualidade.
Energia: espécie indicada para lenha e carvão porser excelente combustível, apresentando excelenterendimento
.Madeira serrada e roliça: a madeira dessa espécie é usada na fabricação de cabos deferramentas, implementos agrícolas,lançadeiras, artigos de torno, dormentes,desdobro e carpintaria. O cerne é muito disputado na confecção de pequenas peças queexigem grande resistência, bem como mourõesde cerca, pela grande durabilidade queapresenta. A madeira da canela-de-veado é indicada em aplicações internas; em construção civil, é utilizada em vigas, caibros, tacos e esquadrias. É usada também em carrocerias deveículos e na indústria moveleira.
Medicinal: a casca dessa espécie é conhecida como afrodisíaca na medicina tradicional. Os índios Kaiowá e Guaranis, de Mato Grosso do Sul, usam a infusão da casca para cicatrizarferidas.
Plantios com finalidade ambiental: dentresuas qualidades, deve ser destacada a capacidade de desenvolvimento em solos bem drenados epedregosos.
Substâncias tanantes: as substâncias tanantes,determinadas em extrato aquoso de folhas, cascae madeira, não apresentaram interesse econômicopelas quantidades obtidas
.Espécies Afin
O gênero Helietta Tulasne compreende oitoespécies neotropicais, do México até o Paraguai), dasquais três ocorrem no Brasil