Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Ariticum da Mata

Ariticum da Mata

Taxonomia e Nomenclatura

Divisão: AngiospermaeClado: Magnoliídeas
Ordem: Magnoliales (em Cronquist (1981), éclassificada em Magnoliales)
Família: Annonaceae
Gênero: RolliniaEspécie: Rollinia sylvatica (A. St.Hil.) Mart.
Publicação: in MartiusFlora Brasiliensis. v. 13,n. 1, p. 18 (silvatica), 1841.
Sinonímia botânica: Annona sylvatica St. Hil.;Annona silvestris Vell.
Nomes vulgares por Unidades da Federação: na Bahia, pinhadocampo; em Mato Grosso do Sul, araticumdomato; em Minas Gerais, araticum, araticumdomato, cortiça, mariabranca e pinhadocampo; no Paraná, araticum;no Rio Grande do Sul, araticum, araticumdomato, ariticum, cortiça, embira, embiradearaticum, quaresma, quaresmadamiúda equaresmeira; em Santa Catarina, ariticum, cortiçae cortiçadeouro; e no Estado de São Paulo,araticu, araticum, araticumdogrande, araticumdomato, araticudamata, araticumpêssego,cortiça, embiravermelha e pinha.
Etimologia: o nome genérico Rollinia foi dado por Saint Hilaire em homenagem a Charles Rollin; o epíteto específico sylvatica, das selvas ou selvática; essa espécie cresce em
freqüência de até cinco indivíduos por hectare .

Clima
Precipitação pluvial média anual: de 1.000 mm, na Bahia, até 3.700 mm, na Serra de Paranapiacaba, SP.
Regime de precipitações: chuvas uniformemente distribuídas no Sul do Brasil (exceto o norte do Paraná) e chuvas periódicas nos demais locais.

Solos
Rollinia sylvatica ocorre em solos úmidos, permeáveis, de fertilidade química média a alta, profundos, e de textura argilosa ou arenosa. Contudo, pode suportar outros tipos de solos devido à sua grande rusticidade.

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos devem ser colhidos diretamente da árvore, quando maduros, ou recolhidos do chão, após a queda espontânea. Os frutos devem ser triturados, macerados e lavados, para separar a semente da polpa. Emseguida, as sementes são postas em peneiras, par aa secagem.
Número de sementes por quilo: 2.800.

Produção de Mudas
Semeadura: recomenda se semear duas sementes em sacos de polietileno com dimensões mínimas de 20 cm de altura e 7 cm de diâmetro, ou em tubetes de polipropileno de tamanho médio (120 cm3). Quando necessária, a repicagem pode ser feita de 3 a 5 semanas após a germinação.
Germinação: é epígea ou fanerocotiledonar. A emergência tem início de 20 a 100 dias após a semeadura. O poder germinativo é alto (até 90 %). O tempo mínimo de permanência no viveiro é de 6 meses após a semeadura.

Características Silviculturais
Hábito: Rollinia sylvatica demonstra a capacidade de produzir propágulos horizontais subterrâneos que, por sua vez, originam brotações verticais de ramos folhosos que aparecem a alguma distância da árvore mãe, aparentando serem mudas.

Crescimento e Produção
O crescimento do ariticum da mata é lento. Aos 8 anos de idade, essa espécie apresentou um incremento médio anual em volume de 4,80 m3.ha1.ano1.

Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade):madeira leve.
Cor: branco acinzentada.
Outras características: madeira de baixa durabilidade, sendo pouco resistente às intempéries.

Produtos e Utilizações
Aproveitamento alimentar: árvore frutífera que produz frutos de ótimo paladar, sendo encontrada em alguns pomares no Rio Grande do Sul. Os frutos são comestíveis e, quando submetidos à fermentação, produz embebida vinosa, aconselhada como estomáquica e refrigerante.
Celulose e papel: Rollinia sylvatica é adequada para esse uso.
Constituintes fitoquímicos: grande poder citotóxico contra células de tumores humanos e apresenta caráter promissor para atuar como inseticida.
Energia: produz lenha de qualidade razoável. Fibras: a casca produz fibras para o fabrico de cordas grosseiras. Madeira serrada e roliça: a madeira do ariticum da mata não serve para essas finalidades e não tem valor econômico. Contudo, eventualmente pode ser usada para tábuas de forro, caixotaria e cabos de ferramentas.
Medicinal: na medicina caseira, um copo de decocto dos frutos verdes dessa espécie é indicado para combater diarréia. A cascada árvore é usada, na forma de fumigação, nos casos de menstruação exagerada.
Paisagístico: Rollinia sylvatica é muito ornamental, podendo ser utilizada nos diversos tipos de logradouros públicos, inclusive em calçadas com rede aérea .
Plantios com finalidade ambiental: espécie recomendada para restauração de ambientes fluviais ou ripários .  Seus frutos são apreciados por araras e por macacos guaribas(Alouatta guariba).

Espécies Afins
O gênero Rollinia A. F. C. P. De Saint Hilaire tem44 espécies, ocupando o quarto lugar entre os gêneros de Annonaceae neotropicais.Rollinia sylvatica é freqüentemente confundida com R. salicifolia, da qual difere por apresentar frutos um pouco menores e as folhas mais pilosas e de formato obovado.

Jooble Neuvoo