Madeiras brasileiras e exóticas
Manduirana
Taxonomia e Nomenclatura
De acordo com o Sistema de Classificação de Cronquist, a posição taxonômica de Senna macranthera obedece à seguinte hierarquia:
Divisão: Magnoliophyta (Angiospermae)
Classe: Magnoliopsida (Dicotyledonae)
Ordem: FabalesFamília: Caesalpiniaceae (Leguminosae: Caesalpinioideae).
Gênero: Senna
Espécie: Senna macranthera (Colladon) Irwin;Barneby.
Publicação: in Mem. New York Bot. Gard.35(1):181, 1982.
Sinonímia botânica: Cassia macranthera D. C.ex Collad., Hist. Casses. 99 (1816).
Nomes vulgares por Unidades da Federação: canjoão e fedegosobravo, na Bahia; aleluia, amarelinho, caboclo, canafístula, cássia, chuvadeouro, fedegosão, fedegoso e para tudo, em Minas Gerais; manduirana, no Rio Grande do Sul; fedegoso, no Estado do Rio de Janeiro; cássia, fedegosão e manduirana, no Estado de São Paulo; cássia, em Sergipe.
Etimologia: o nome genérico Senna é nome antigo de planta medicinal.
Descrição
Forma biológica: arbusto, arvoreta a árvore perenifólia. As árvores maiores atingem dimensões próximas de 15 m de altura e 40 cm de DAP(diâmetro à altura do peito, medido a 1,30 m do solo), na idade adulta.
Clima
Precipitação pluvial média anual: de 730mm, na Bahia, a 2.200 mm, no Estado de São Paulo.
Solos
Prefere solos férteis, mas tolera os de fertilidadequímica média.
Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos devem ser colhidos diretamente da árvore ao iniciarem aqueda espontânea. Acontece, também, a que dadas vagens inteiras, que podem ser colhidas par aa semeadura.
Produção de Mudas
Semeadura: recomenda se semear as sementes diretamente em recipientes individuais, pois sua repicagem nem sempre resulta em sucesso.
Características Silviculturais
Essa espécie é heliófila. Onde os invernos são mais rigorosos, é sujeita a danos anuais nos ramos finos.
Crescimento e Produção
Existem poucos dados de crescimento sobre a manduirana em plantios.
Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade): madeira leve (0,50 g.cm 3).Cor: o alburno e o cerne são pouco diferenciados. São de cor branco amarelado.
350Outras características: quando exposta em ambiente desfavorável, a madeira de Senna macranthera apresenta baixa durabilidade ao apodrecimento.
Produtos e Utilizações
Madeira serrada e roliça: a manduirana produz madeira de reduzida importância, embora possa ser utilizada na confecção de pequenas peças, como caixotarias e obras leves.
Energia: a lenha dessa espécie é de qualidade regular.
Celulose e papel: Senna macranthera é adequada para esse uso.
Constituintes fitoquímicos: a quantidade e a composição de galactomanana são comparáveis às das espécies de uso econômico, o que indica seu potencial para futuras aplicações.
Apícola: as flores dessa espécie são melíferas.
Medicinal: a raiz dessa espécie é considerada antídoto para vários venenos, podendo ser usada, também, como preventivo contra a febre palustre. As folhas são usadas em forma de cataplasma no combate a inflamações. É usada também no tratamento de reumatismo, asma, anemias, afecções de garganta e moléstias de fígado. É ainda tônica e antiabortiva.
Paisagístico: essa espécie oferece grande potencial como planta ornamental, para jardins e parques, sendo muito cultivada no Rio Grande do Sul. É recomendada, também, em arborização urbana e rodoviária, exibindo farta floração de coloração amarelada durante um amplo período.
Plantios em recuperação e restauração ambiental: essa espécie é ideal para a composiçãode plantios em áreas degradadas de preservação permanente.
Principais Pragas
Os frutos da manduirana são atacados por larvas de Aphrissa statyra, Phoebia philes e Tecla sp.
Espécies Afins
São reconhecidas, aproximadamente, 200 espécies do gênero Senna nas Américas, das quais 32ocorrem no Brasil.