Madeiras brasileiras e exóticas
Tarumã
Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: Magnoliophyta (Angiospermae)
Classe: Magnoliopsida (Dicotyledonae)
Ordem: Lamiales
Família: Verbenaceae
Gênero: Vitex
Espécie: Vitex megapotamica (Sprengel) Moldenke.
Publicação: in Amer. Journ. Bot. xxxviii. 327(1951)Sinonímia botânica: Bignonia megapotamicaSpreng.; Vitex montevidensis Cham.; Vitex taruma Mart.
Nomes vulgares por Unidades da Federação: mariapreta e tarumã, em Minas Gerais;tarumã e tarumãpreto, no Paraná; tapinhão e tarumão, no Rio Grande do Sul; tapinhoan,em Santa Catarina; azeitonadomato, tarumã,tarumãdamata e tarumãdomato, no Estado de São Paulo.
Nomes vulgares no exterior: taruma, na Argentina; taruma, no Paraguai; tarumán de ley, noUruguai.
Etimologia: o nome genérico Vitex vem do latim viere, “juntar, tecer” (cestos). O epíteto específico megapotamica vem do grego mégas (grande) e potamós (rio), em referência ao Estado do Rio Grande do Sul. Em tupi guarani, é conhecida como taumã, quesignifica “fantasia, agouro”
Descrição
Forma biológica: arbusto, arvoreta a árvore decídua. As árvores maiores atingem dimensões próximas de 25 m de altura e 120 cm de DAP(diâmetro à altura do peito, medido a 1,30 m do solo), na idade adulta.
Clima
Precipitação pluvial média anual: de1.100 mm, no Rio Grande do Sul, a 3.700 mm, na Serra de Paranapiacaba, SP. Regime de precipitações: chuvas uniformemente distribuídas, na Região Sul (exceto o norte do Paraná). Periódicas, nas Regiões Sudeste eCentroOeste.
.Solos
Ocorre em diversos tipos de solos, mas prefere as terras profundas e frescas. Habita solos de planícies, várzeas e encostas suaves das florestas. A ocorrência natural do tarumã está sempre associada a terrenos úmidos, suportando inundação por longos períodos, sendo raro em solos bem drenados.
Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos são colhidos diretamente da árvore, quando estiverem maduros – quase pretos (roxo escuros). A derrubada dos frutos é feita sacudindo se a árvore ou cortando se os galhos ou diretamente do chão, quando se completa a maturação. A retirada do caroço é feita por maceração e lavagem em água corrente.
Produção de Mudas
Semeadura: pode ser feita em canteiros, para produção de mudas de raíz nua ou para repicagem, ou ainda diretamente em recipientes individuais, saco de polietileno ou tubetes de polipropileno de tamanho médio. Recomenda se a repicagem 2 a 4 semanas após a germinação.
Características Silviculturais
O tarumã é uma espécie esciófila a heliófila, que tolera sombreamento de baixa intensidade e baixas temperaturas.
Crescimento e Produção
O crescimento do tarumã é lento ,podendo atingir uma produção volumétrica estimada de 1,70 m 3.ha 1.ano 1 aos 8 anos de idade, em Rolândia, PR.
Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade):a madeira do tarumã é moderadamente densa(0,67 g.cm3).
Cor: o alburno é levemente amarelado e o cerne é pardacento.
Características gerais: a grã é irregular a ondulada.
Produtos e Utilizações
Alimentação humana: os frutos do tarumã são comestíveis e adocicados.Madeira serrada e roliça: o tarumã possui madeira muito resistente, sendo utilizada para mourões (suportando o contato com o solo por longo tempo), cepos, obras externas, internas e hidráulicas, esteios, postes, carroçarias, mobílias, fundações, bengalas, tonéis de cachaça e dormentes de primeira qualidade. Essa espécie é também usada na fabricação de cabos de ferramentas ou de utensílios domésticos, na Região Metropolitana de Curitiba, PR.
Energia: a lenha do tarumã é de boa qualidade.
Celulose e papel: Vitex megapotamica é inadequada para esse uso. O comprimento das fibras é de 0,83 mm. O teor de lignina, com cinzas, é de42,38%.
Apícola: as flores dessa espécie são de interesse apícola.
Medicinal: a infusão das folhas do tarumã é indicada como depurativo do sangue. São também atribuídas propriedades antiafrodisíacas e antiluéticas. Usam se a casca e as folhas. Combate ácido úrico, hipertensão arterial(pressão alta), colesterol, inflamação do útero, da bexiga e da próstata. Essa infusão é usada, também, contra sífilis e doenças da pele. A raiz do tarumã é tônica, febrífuga, contra inflamações da bexiga e do útero, e de diversas doenças da pele. O fruto dessa espécie é utilizado contra dores reumáticas.
Paisagístico: essa espécie é bastante ornamental e recomendada em paisagismo e em arborização urbana .
Plantios em recuperação e restauração ambiental: os frutos dessa espécie são usados como iscas na pesca do lambari (Astyanax spp.)e tabaranas (Salminus hilarii). O tarumã é indicado para plantio em áreas com o solo permanentemente encharcado , locais úmidos, às vezes na margem de cursos d’água. Suporta encharcamento e inundação.
Espécies Afins
O gênero Vitex L., com aproximadamente 300espécies distribuídas nas regiões tropicais e subtropicais de ambos os hemisférios, tem poucos representantes nas regiões temperadas da Ásia e da Europa. Algumas delas com valor comercial por serem madeiráveis. Vitex polygama Chamisso é muito semelhante a Vitex megapotamica, diferenciando se por ter folhas hirsutas.