Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Pau de Gaiola

Pau de Gaiola


Taxonomia e Nomenclatura

Divisão: Magnoliophyta (Angiospermae)
Classe: Magnoliopsida (Dicotyledoneae)
Ordem: Lamiales
Família: VerbenaceaeGênero: Aegiphila
Espécie: Aegiphila sellowiana Cham.Publicação: Linnaea 7:111. 1831
Nomes vulgares por Unidades da Federação: fidalgo e minura, na Bahia; mululo, no Espírito Santo; briaúva, frutadepapagaio, papagaio, paudetamanco, sãojosé e tamanqueira,em Minas Gerais; fumobravo e paudegaiola,no Paraná; mululo e tamanqueiro, no Estado do Rio de Janeiro; gaioleira e paudegaiola, no Rio Grande do Sul; gaioleiro, paudegaiola e paudemiolo, em Santa Catarina; briaúva, cajuja, canelinhadobrejo, capoeirabranca, folhalarga,frutadesabiá, paudetamanco, tamanqueira etamanqueiro, no Estado de São Paulo.
Etimologia: o nome genérico Aegiphila significa“amiga da cabra” ou “apreciada por cabra”.

Descrição
Forma biológica: arvoreta a árvore decídua. As árvores maiores atingem dimensões próximas de15 m de altura e 30 cm de DAP (diâmetro à altura do peito, medido a 1,30 m do solo), na idade adulta.
Clima
Precipitação pluvial média anual: de 900mm, na Bahia, a 2.100 mm, também na Bahia. Regime de precipitações: chuvas uniformemente distribuídas, na Região Sul (excetuando se o norte do Paraná), na Serra da Cantareira e no litoral do Estado de São Paulo. Chuvas uniformes ou periódicas, na faixa costeira da Bahia e chuvas periódicas, nos demais locais.

Solos
Ocorre, naturalmente, em diversos tipos de solos.

Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos devem ser colhidos diretamente da árvore, quando maduros. Colhidos assim, eles podem ser diretamente utilizados para plantio, como se fossem sementes.

Produção de Mudas
Semeadura: recomenda se colocar as sementes em sementeiras, para posterior repicagem em sacos de polietileno ou em tubetes de polipropileno de tamanho médio. A repicagem geralmente é feita quando as plântulas alcançam 4 a 6 cm de altura.

Características Silviculturais
O pau de gaiola é uma espécie heliófila, que tolera baixas temperaturas. Contudo, é uma espécie suscetível ageadas.

Crescimento e Produção
O crescimento do pau de gaiola é rápido em plantios e em regeneração natural.

Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade):a madeira do pau de gaiola é leve.
Outras características: essa madeira é fácil de ser trabalhada e de baixa durabilidade natural.
Produtos e Utilizações
Madeira serrada e roliça: a madeira do pau de gaiola pode ser usada em carpintaria, caixotaria, tamancaria, obras internas e confecção decepas de escovas. Essa madeira é boa substituta da caixeta (Tabebuia cassinoides), na fabricação de tamancos.
Energia: a lenha da madeira dessa espécie é de péssima qualidade.
Celulose e papel: Aegiphila sellowiana é adequada para esse uso.
Apícola: as flores do pau de gaiola são melíferas.
Medicinal: as folhas dessa espécie têm propriedades estomáquicas.
Plantios em recuperação e restauração ambiental: Aegiphila sellowiana é importante para plantios heterogêneos destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente.
Principais Pragas
Sementes dessa espécie coletadas em Viçosa, MG, apresentaram se com danos da ordem de42,6% ± 4,6% por Hexachaeta sp. (Diptera: Tephritidae). Constatou se que as sementes danificadas perderam o poder germinativo, pois 58,2%dos cotilédones foram consumidos pelas larvas desse inseto

Espécies Afins
Dentre outras características, o gênero AegiphilaJacq., apresenta:• Inflorescência do tipo cimosa.• Folhas com tricomas simples e estilete profundamente partido em dois ramos subulados. Esse gênero compreende cerca de 160 espécies na América Tropical e Subtropical, das quais aproximadamente 61 espécies ocorrem no Brasil.

Jooble Neuvoo