Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Pau de Andrade

Pau de Andrade

Taxonomia e Nomenclatura

Divisão: Magnoliophyta (Angiospermae)
Classe: Magnoliopsida (Dicotyledonae)
Ordem: Magnoliales
Família: LauraceaeGênero: Persea
Espécie: Persea pyrifolia NeesPublicação: Linnaea 8: 50. 1833Sinonímia botânica: Persea major Kopp(1966).
Nomes vulgares por Unidades da Federação: canelarosa, massaranduba e nicurana, em Minas Gerais; massaranduva e pauandrade, no Paraná; canelarosa, maçaranduba, pauandradee paudeandrade, no Rio Grande do Sul; abacatedocerrado, abacatedomato, canela, caneladobrejo e maçaranduba, no Estado de São Paulo
Etimologia: provavelmente, o nome genérico Persea é dedicado a Perseu, herói grego que decapitou a Medusa.

Descrição
Forma biológica: árvore perenifólia. As árvores maiores atingem dimensões próximas de 25 m de altura e 60 cm de DAP (diâmetro à altura do peito, medido a 1,30 m do solo), na idade adulta.

Clima
Precipitação pluvial média anual: de1.100 mm a 2.000 mm, no Estado de São Paulo. Regime de precipitações: chuvas uniformemente distribuídas, na Região Sul (exceto o norte do Paraná). Periódicas, nas demais regiões.

Solos

O pau d eandrade ocorre, naturalmente, em diversos tipos de solos, desde secos a úmidos.

Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos devem ser colhidos diretamente da árvore, quando iniciarem a queda espontânea. Em seguida, devem secar à sombra, para reduzir a umidade da polpa.

Produção de Mudas
Semeadura: recomenda se semear duas sementes diretamente em sacos de polietileno com dimensões mínimas de 20 cm de altura e 7 cm de diâmetro ou em tubetes de polipropileno de15 cm de comprimento por 3 cm de diâmetro. Quando necessária, a repicagem deve ser efetuada tão logo se dê a emergência da parte aérea ou com até7 cm de altura.

Características Silviculturais
O pau de andrade é uma espécie heliófila, tolerante ao frio.

Crescimento e Produção
Há poucos dados de crescimento sobre o pau de andrade em plantios

Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade):madeira moderadamente densa  0,68 g.cm 3.
Cor: o cerne é de coloração vermelho escura.
Outras características: a madeira dessa espécie apresenta anéis de crescimento distintos.
Produtos e Utilizações
Madeira serrada e roliça: madeira própria para construção civil, marcenaria, construção de móveis e até canoas escavadas em tronco inteiro, tabuados em geral e desdobro.
Energia: a madeira dessa espécie produz lenha de boa qualidade.
Celulose e papel: a madeira de Persea pyrifoliaé inadequada para esse uso.
Medicinal: apresenta princípio ativo com propriedade adstringente e como depurativo do sangue. O de cocto da casca serve para lavar ferida se fazer gargarejos . Na medicina popular, o emplastro da casca é empregado para cicatrizar ferimentos.
Paisagístico: essa espécie é ornamental e indicada em paisagismo.
Plantios em recuperação e restauração ambiental: o pau de andrade é recomendado para recuperação de áreas degradadas e restauração de ambientes ripários, onde suporta encharcamento e inundação

Espécies Afins
O gênero Persea Miller, com cerca de 200 espécies, está presente na América Tropical e Subtropical e na Ásia, e ausente na África e na Austrália. No Brasil, ocorrem 19 espécies.

Jooble Neuvoo