Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Farinha Seca

Farinha Seca

Taxonomia e Nomenclatura

De acordo com o Sistema de Classificação de Cronquist, a posição taxonômica de Albiziapolycephala obedece à seguinte hierarquia:

Divisão: Magnoliophyta (Angiospermae)
Classe: Magnoliopsida (Dicotyledonae)Ordem: FabalesFamília: Mimosaceae (Leguminosae: Mimosoideae).
Espécie: Albizia polycephala (Bentham) Killip exRecord.
Publicação: Trop. Woods 63: 6. 1940
Sinonímia botânica: Pithecollobium polycephalum Bentham; Feuilleea terminalis O.Kuntze ; Samanea polycephala (Bentham)
Nomes vulgares por Unidades da Federação: coraçãodeboi e favaamarela, no Acre; canzenze, em Alagoas; monzê, na Bahia; amargoso, camunzé e faveira, no Ceará; manjolo e monjolo, no Espírito Santo; canafístula, farinha seca e faveira, em Minas Gerais; angicobranco e farinhaseca, no Paraná; camondongo e canzenze, em Pernambuco; monjolo alho, no Estado do Rio de Janeiro; angico branco, em Santa Catarina.
Etimologia: o nome genérico Albizia é dedicado a Filipe de Albizzi, nobre florentino do século 13,de cujo jardim se descreveu a primeira espécie, procedente dos bosques ao sul do Mar Cáspio, no Irã; o epíteto específico polycephala vem do grego polys = muito e kephalé = cabeça; os racemos são multiflorais .

Descrição

Forma biológica: árvore decídua. As árvores maiores atingem dimensões próximas de 25 m de altura e 60 cm de DAP (diâmetro à altura do peito, medido a 1,30 m do solo), na idade adulta.
Tronco: é reto e o fuste mede até 10 m de comprimento.
Ramificação: é racemosa. Os ramos terminais são cilíndricos, ferrugíneo puberulentos a glabrescentes e inermes.
Casca: tem espessura de até 10 mm e a casca externa é cinza clara, com tênues cicatrizes transversais.
Folhas: são bipinadas e alternas, têm 7 a 15pares de pinas opostas, estas com 15 a 30 pares de folíolos. O pecíolo mede 3 a 7 cm de comprimento, é cilíndrico, canaliculado, ferrugíneo puberulento, com glândula ovalada próxima ao pulvínulo.
Semente: é pequena, ovalada, de coloração castanha, medindo 5 mm de comprimento.

Clima

Precipitação pluvial média anual: de1.000 mm, no Ceará, a 2.200 mm, na Paraíba.
Regime de precipitações: chuvas uniformemente distribuídas, na Região Sul. Locais identificados de ocorrência natural de farinha seca (Albizia polycephala), no Brasil.
se o norte do Paraná). Periódicas, nas demais regiões.
Deficiência hídrica: nula, na Região Sul(excetuando se o norte do Paraná). De pequena a moderada, na faixa costeira da Paraíba e de Pernambuco e no Acre.

Solos

A farinha seca ocorre em diversos tipos de solos. Contudo, não tolera solos mal drenados e nem hidromórficos.
Sementes

Colheita e beneficiamento: os frutos devem ser colhidos diretamente da árvore, quando iniciarem a abertura espontânea. Em seguida, devem ser levados ao sol, para completar a abertura e a liberação das sementes.
Número de sementes por quilo: 25.600 a 27.000.
Tratamento pré germinativo: não há necessidade.
Longevidade e armazenamento: sementes com comportamento ortodoxo com relação ao armazenamento. Sementes com 59% de germinação inicial, quando armazenadas após a secagem a 5 ºC e a –18 ºC, apresentaram, respectivamente, 58% e 57% de germinação (CARVALHO,2000).

Produção de Mudas

Semeadura: pode ser feita diretamente em recipientes, sendo recomendado semear duas sementes.

Germinação: é epígea ou fanerocotiledonar.

Características Silviculturais

A farinha seca é uma espécie heliófila, que tolera baixas temperaturas.
Hábito: é variável, geralmente irregular, com perda de dominância apical, com bifurcação desde a base ou com formação de galhos grossos, ainda que não seja rara a forma monopódica. Há ocorrência de desrama natural.
Métodos de regeneração: a farinha seca pode ser plantada em plantios a pleno sol, puros ou mistos. Essa espécie apresenta brotação da touça ou da cepa. Sistemas agroflorestais: a farinha seca é deixada no sistema de cabruca, ou seja, vegetação nativa da Floresta Atlântica raleada sob plantação de cacau, na região sul da Bahia.

Crescimento e Produção

Há poucos dados de crescimento sobre a farinha seca em plantios. Contudo, apresenta crescimento lento, podendo atingir uma produção volumétrica estimada de até 0,62 m 3.ha 1.ano 1 aos 8 anos de idade.
Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade): amadeira dessa espécie é moderadamente densa, apresentando 0,64 g.cm 3 de densidade.
Cor: cerne branco amarelo.
Outras características: a madeira dessa espécie é pouco porosa, macia, medianamente resistente e de pouca durabilidade sob condições naturais.

Produtos e Utilizações

Madeira serrada e roliça: essa madeira é recomendada para obras internas, carpintaria, vigas, ripas, tabuado, assoalho e construção de canoas.
Energia: lenha de boa qualidade.
Celulose e papel: espécie adequada para esse uso. Teor de lignina com cinza de 24,27% .
Paisagístico: árvore bastante ornamental, principalmente pela forma e delicadeza de sua copa que proporciona boa sombra. É ótima para arborização urbana, tanto de ruas, como de praças
Plantios em recuperação e restauração ambiental: espécie recomendada para plantios heterogêneos de áreas degradadas de preservação permanente.

Espécies Afins

O gênero Albizia Durazzini, com cerca de 23 espécies distribuídas, principalmente nos trópicos, em ambos os hemisférios .

Jooble Neuvoo