Glossário: I
+ I.C.A
incremento corrente anual, é a diferença entre os volumes em duas idades sucessivas.
+ I.M.A
incremento médio anual, é a taxa de crescimento anual em volume de madeira, num determinado período de tempo.
+ Ibama
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, órgão executor da Política de Meio Ambiente em nível nacional.
+ Iceberg
Grande massa de gelo flutuante que se desprendeu de uma geleira ou de uma capa de gelo, e que se apresenta com mais de 5m acima do nível do mar
+ ICMS Ecológico
Consiste em parte da renda do ICMS para premiar os municípios que agem de acordo com as leis e cuidam dos parques locais, principalmente os que possuem áreas de conservação importantes dentro dos seus limites.
+ Idade de Corte
É a idade marcada pelo plano de ordenamento para uma árvore ou floresta, a qual representa o estado ótimo ou recomendável de maturidade.
+ Idade do povoamento
Média das idades das árvores dominantes.
+ Igaci
Denominação indígena para o canal principal de um curso d’água
+ Igapó
1) Áreas permanentes inundadas, dispersas pela Amazônia, cujas florestas que ai ocorrem são designada por florestas de igapó. 2) Nome indígena, que significa mata cheia d’água, para uma floresta paludosa, de menor desenvolvimento, relativamente pobre em espécies e desenvolvida em solo geralmente arenoso
+ Igarapés
Ligações entre braços de rios; passagem de canoas entre as vegetações aquáticas; canal natural estreito
+ Iluviação
Processo de decomposição do material do solo, removido de um horizonte superior para um inferior no perfil do solo, promovendo a concentração de argilas, sesquióxidos, carbonatos, etc., numa certa camada do solo
+ Impacto ambiental
qualquer alteração no ambiente causada por atividade do homem de forma direta ou indireta.
+ Impacto Ecológico
Refere-se ao efeito total que produz uma variação ambiental, seja natural ou provocada pelo homem, sobre a ecologia de uma região, como, por exemplo, a construção de uma represa.
+ Imparipenadas
Com folíolos em número ímpar.
+ Imperfeições de processamento (process defect)
Alterações na aparência ou dimensões das peças resultantes de uma operação de processamento malfeita.
+ Impermeabilização
Conjunto de processos destinados a reduzir ou impedir a passagem da água, diminuindo o coeficiente de permeabilidade de uma superfície ou de uma zona onde ocorre percolação da água
+ Imposta
Esquadria fixa ou móvel presente na parte superior de algumas portas.
+ Imposto Territorial Rural (ITR)
É um tributo federal que se cobra anualmente das propriedades rurais. Precisa ser pago pelo proprietário da terra, pelo titular do domínio útil ou pelo possuidor a qualquer título.
+ Impregue
Compensado especial impregnado com resina sintética, com a finalidade de reduzir o inchamento e a contração, aumentando a massa específica e modificando as características mecânicas.
+ Impressão
Depressão provocada por prensagem de um corpo estranho sobre uma lâmina exterior.
+ Improdutivos
Áreas estéreis do ponto de vista da existência de comunidades vegetais ou com capacidade de crescimento extremamente limitada, quer em resultado de limitações naturais, quer em resultado de ações antropogénicas (ex.: afloramentos rochosos, praias).
+ Imune De Corte
Árvore objeto de especial preservação por motivo de sua localização, raridade, beleza ou condição de porta sementes.
+ Imunidade
Resistência a enfermidades, usualmente associada à presença de anticorpos que têm o efeito de inibir microrganismos específicos, ou suas toxinas, responsáveis por doenças infecciosas
+ Incêndio florestal
propagação do fogo de forma não controlada em áreas de floresta.
+ Inchamento (swelling)
Aumento das dimensões de uma peça de madeira, nas direções longitudinal, tangencial e radial, em conseqüência de um aumento do seu teor de umidade na faixa higroscópica.
+ Incineração
Processo de combustão controlada que transforma os resíduos sólidos, líquidos e gases em dióxido de carbono, água e outros gases. Definida como um processo de redução do peso e volume do lixo por combustão. Utilizado para tratamento dos resíduos que não podem ser reciclados, reutilizados ou dispostos em aterros sanitários (ex.: lixo hospitalar)
+ Incinerador
Equipamento no qual são queimados resíduos combustíveis sólidos líquidos ou gasosos, deixando resíduos que contêm muito pouco ou nenhum material combustível. Devido aos problemas relacionados com a poluição atmosférica, tende a desaparecer o seu emprego
+ Inclusões minerais
Formações minerais de carbonato ou oxalato de cálcio ou grãos de sílica que depositam-se, nas células do xilema, em geral nos raios ou fibras, podendo ocorrer também mais raramente em outros tipos de células. Os depósitos de cristais assumem variadas formasdrusas, cubos, poiliedros, acículas e até aglomerados areníticos. Quanto à sílica, seu grau de dureza assemelha-se ao do diamante. Em ambos os casos, representam um custo extra às serrarias que utilizam madeiras em que ocorrem inclusões minerais, pois necessitam empregar serras estelitadas para poder efetuar o desdobro.
+ Incremento
Aumento em diâmetro, área basal, altura, volume, qualidade ou valor individual de árvores ou maciços. Sinônimo crescimento.
+ Incremento médio anual (IMA)
Crescimento total dividido pela idade total
+ Incremetno corrente anual (ICA)
Crescimento para um ano específico
+ Incultos
- Áreas ocupadas por matos e pastagens espontâneas.Inclui: pousos agrícolas, pastagens espontâneas e terrenos abandonados.
+ Indicadores de Desenvolvimento Sustentável
Estatísticas, que podem ser valores absolutos, razões ou outros índices, utilizadas na mensuração do nível de sustentabilidade social, ambiental, econômica e institucional de uma sociedade ou território. Para algumas destas estatísticas há valores considerados como metas ou objetivos a serem alcançados a médios e longos prazos
+ Indicadores Ecológicos
Referem-se a certas espécies que, devido a suas exigências ambientais bem definidas e à sua presença em determinada área ou lugar, podem se tornar indício ou sinal de que existem as condições ecológicas para elas necessárias.
+ Índice de amarelecimento
É o surgimento do amarelecimento no papel.
+ Índice de qualidade da estação
Índice que exprime a capacidade produtiva de um povoamento florestal. Geralmente este índice é calculado em função da altura dominante atingida a uma idade padrão. O índice de qualidade da estação é um parâmetro quantitativo.
+ Índice de sítio
medida da qualidade do sítio baseada na altura das árvores dominantes no povoamento em uma determinada idade.
+ Indício de fogo
Existência de sinais, detectados no terreno, que evidenciem a passagem recente de um fogo no povoamento florestal (ex: vegetação queimada ou troncos chamuscados). Inclui os fogos controlados.
+ Inerme
Sem acúleos ou sem espinhos(desarmado)
+ Inflorescências
É a parte da planta onde se localizam as flores, caracterizada pela forma como estas aí se dispõem umas em relação às outras.
+ Insetos
Classe de artrópodes, que abriga cerca de 800 000 espécies, sendo que 12 000 são fósseis. Predominantemente terrestres, apresentam o corpo dividido em três partes: cabeça, tórax e abdômen. Estão presentes desde o Devoniano Médio
+ Insolação
Radiação solar direta incidente por unidade de área em um dado local. O número de horas de brilho solar é variável e depende, principalmente, do período do ano, do período do dia e da latitude local
+ Instabilidade de Encostas
Estudos de movimentos de massas, de uma maneira geral, que podem ser realizados com dois objetivos principais: o corretivo e o preventivo. No corretivo as investigações devem apresentar soluções para eliminar ou minimizar os efeitos de um processo de instabilidade em andamento ou já ocorrido; O preventivo está relacionado com os casos de instabilidade potencial, ou seja, aqueles revelados antes que um fator qualquer inicie o fenômeno de instabilização
+ Instável
Todo e qualquer material sujeito a movimentação ou transformações impostas por agentes externos
+ Insulation board
São chapas de fibras de baixa densificação, produzidas a partir de fibras de madeira, com a ligação primária derivada do interempastamento das fibras e de suas inerentes propriedades adesivas. É empregado o processo úmido de fabricação, sendo que a secagem das chapas é a fase muito importante para a sua consolidação. Em função da sua constituição em baixas densidades, as chapas isolantes são empregadas para aplicações que requeiram isolamentos térmico e acústico, como divisórias e forros.
+ Insumos
Produtos intermediários ou bens que devem sofrer novas transformações antes de se tornarem, finalmente, bens de consumo ou de capital.
+ Integridade da Unidade de Manejo
A composição dinâmica, função e atributos estruturais de uma plantação florestal.
+ Intemperismo
Ensaio onde são simuladas artificialmente as condições climáticas de determinada região, de modo a se prever o comportamento em uso de um material específico.
+ Intensidade de cópia
É a intensidade da cor na imagem do papel térmico, sensibilizando em aparelhos de fax e impressoras térmicas.
+ Interface (Sedimentologia)
Superfície sobre a qual está sendo processada a sedimentação
+ Inventário amostral permanente
é o levantamento periódico de uma parte da floresta feito, normalmente a cada 3 (três) a 5 (cinco) anos com objetivo de monitorar o desenvolvimento da floresta quanto ao crescimento,mortalidade, regeneração e danos ecológicos causados pela exploração.
+ Inventário amostral único
é o levantamento realizado antes da exploração em uma pequena fração da área a ser manejada para avaliar deforma rápida o potencial madeireiro existente na área.
+ Inventário florestal:
procedimento de mensuração de árvores para avaliação de um povoamento florestal empregando técnicas de estatística.
+ Inversão Térmica
Condição atmosférica na qual uma camada de ar frio é aprisionada por uma camada de ar quente, de modo que a primeira não possa se elevar. As inversões espalham horizontalmente o ar poluído de modo que as substâncias contaminantes não podem se dispersar
+ Irrigação
Processo no qual se adiciona água ao solo artificialmente, procurando suprir a ausência ou má distribuição das águas de chuva, e condicionar um teor de umidade que possibilite o crescimento normal das plantas
+ Irrigação Localizada
Método de irrigação através da qual a água é conduzida de maneira pressurizada, umedecendo apenas parte do sistema radicular da cultura
+ Irrigação por Aspersão
Método de irrigação onde a água é conduzida em tubos, sob pressão, e aplicada na cultura em forma de chuva artificial
+ Irrigação por Sulcos
Tipo de irrigação por superfície, na qual a água é conduzida através de canais ou sulcos paralelos às fileiras das plantas, durante o tempo necessário ao umedecimento das raízes
+ ISO
É a sigla de International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização, em português. A ISO é uma entidade de padronização e normatização, e foi criada em Genebra, na Suiça, em 1947.
+ ISO 14000
Conjunto ou série de normas da ISO, de caráter voluntário, que visa a sistematizar os princípios de gestão ambiental nas empresas. As normas desta série contêm diretrizes relativas às seguintes áreas: sistemas de gestão ambiental, auditorias ambientais, rotulagem ambiental e análise de ciclo de vida.
+ ISO 18000
Conjunto ou série de normas da ISO destinadas aos serviços de avaliação de saúde e segurança ocupacional. Esta norma também possui objetivos, indicadores, metas e planos de ação assim como as normas das ISO 9000 e ISO 14000.
+ ISO 9000
Conjunto ou série de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações, visando qualidade e padronização de produtos e processos.