Glossário: B
+ Bacia
Uma grande área com depressão central para a qual se orienta a drenagem adjacente
+ Bacia hidrográfica
Área na qual, pelas suas características topográficas e geológicas, ocorre a captação de águas para um rio principal e seus afluentes
+ Bacteriófago
vírus que infecta bactérias e são amplamente utilizado sem biotecnologia.
+ Badland
Terreno geralmente desprovido de vegetação e entrecortado por um intrincado padrão de ravinas estreitas, cristas agudas e pináculos, resultados de uma erosão severa em materiais não muito resistentes
+ Baga
fruto simples carnoso que apresenta paredes moles e um ou mais carpelos e sementes (abacaxi, banana).
+ Bagaço
resíduo de frutos, caules, folhas ou sementes depois de extraído o suco ou outras substâncias.
+ Baganha
película que recobre a semente.
+ Baguete
Peça utilizada na fixação e acabamento do móvel.
+ Baía
Porção do oceano, mar ou lago que adentra pelo continente, caracterizando-se por apresentar uma linha de costa com a concavidade voltada para o exterior. Pode ser do tipo aberta ou fechada
+ Baixada
depressão do terreno ou planície entre montanhas e o mar,normalmente mais próxima deste.
+ Baiyodo
composto orgânico utilizado pela agricultura natural resultado da fermentação da mistura de terra virgem enriquecida com microorganismos e farelo de arroz.
+ Balaio
cesto de palha, de talas de palmeira ou de cipó, com ousem tampa, geralmente com o formato de alguidar.
+ Balanço
Peça utilizada a aumentar o tampo de um mesa.
+ Balanço comum
Peça colocada entre as duas meias partes do tampo de mesa ou nas extremidades da mesa.
+ Balanço Hídrico
É um método criado em 1955, e aperfeiçoado em 1957 por Thorntwaite & Mather, fundamentado na constatação empírica do ciclo hidrológico onde a precipitação atmosférica é a fonte original da água que penetra ou escoa sobre a superfície terrestre. Parte dessa água é utilizada pelas plantas, outra escoa para o lençol freático para, em seguida, evaporar-se ou ser parte reabsorvida pelo sistema do solo e das plantas.
+ Balanço italiano
Peça colocada debaixo do tampo por um dispositivo apropriado e, quando não mais utilizada, faz parte integrante da mesa, sendo constituída normalmente da mesma madeira do tampo.
+ Balaústre
Peça vertical intermediária que sustenta, junto com outras iguais regulamente distribuídas, o espaldar da cadeira ou cabeceira da cama.
+ Balcão-móvel
Suporte que divide ambiente, geralmente utilizado para atendimento ao público.
+ Bálsamo
Substância secretada por plantas, em que um dos ácidos em estado livre é o ácido benzóico
+ Bambu
é uma gramínea. Tem sido usado com bastante sucesso em instalações industriais que empregam o processo soda, para obtenção de celulose branqueada e não branqueada.
+ Bancada
Banco comprido em que se sentam várias pessoas
+ Banco
Móvel, com ou sem encosto, que serve para sentar.
+ Banco de Germoplasma
Expressão genérica usada para designar uma área de preservação biológica com grande diversidade genética de espécies e densidade vegetal. Área reservada para multiplicação de plantas a partir de um banco de sementes ou de mudas (hortos). Em sentido amplo, o mesmo que banco genético.
+ Banco de marceneiro
Bancada feita de madeira dura, na qual o marceneiro fixa ou apóia o trabalho que vai executar.
+ Banco de sementes
Sementes armazenadas no solo.
+ Banda larga
Cinta abrasiva de largura superior a 30 cm, cujas extremidades são unidas para formar uma correia que, aloja entre polias, permite fazer o lixamento
+ Bandeira
Parte superior de esquadria, geralmente fixa.
+ Bandeja
abuleiro de várias formas e feitios, feito de madeira, papelão,isopor, plástico, metal ou outro material, utilizado em viveiros e hortos para plantação de sementes para germinação ou de pequenas mudas.
+ Banho inicial
Processo através do qual a madeira no interior da estufa é aquecida antes de se iniciar o programa de secagem, sendo levada, em ambiente próximo da saturação, até a temperatura inicial (de termômetro seco) do programa.
+ Banqueta
Pequeno banco sem encosto
+ Banquinho
Pequeno banco sem encosto
+ Bar
1) Balcão onde se servem ou se apresentam bebidas. 2) Unidade de pressão, igual à pressão atmosférica terrestre ao nível do mar; 1 bar = 0.987 atmosferas = 101,300 pascals = 14.5 libras:polegada quadrada = 100,000 Newtons por metro quadrado = 1 000 000 de dinas/cm²
+ Barbeiro
Nome vulgar aplicado à vários insetos, vetores do Trypanosoma cruzi, que é o agente etiológico causador da Doença de Chagas
+ Barcana
Duna que apresenta forma de meia-lua, mostrando sua face convexa voltada para barlavento, e a face côncava para sotavento
+ Barra
Acumulação de areia ou cascalho depositado sobre o leito de um rio, mar ou lago, pela ação de ondas e correntes, formando uma obstrução
+ Barra da cama
Peça estrutural colocada nas laterais da cama, unindo cabeceira e pés da cama e apoiando o estrado.
+ Barra de distensão
Placa metálica fina fixada sobre a face exterior da lâmina de um torno laminador, elevando a lâmina do laminado, o que provoca fendas de desenrolamento que dão um efeito de flexibilidade e maciez do mesmo.
+ Barragem
Barreira dotada de uma série de comportas ou outros mecanismos, construída transversalmente a um rio para controlar o nível das águas de montante, regular o escoamento ou derivar suas águas para canais, ou para geração de eletricidade. Pode ser de terra, enrocamento ou concreto. Sin.: represa
+ Barreira
1) Termo usado vulgarmente para as massas de solo resultantes de desmoronamentos, causando obstrução de rodovias, ferrovias, das vias de comunicação e acesso, etc. 2) (ing. barrier) Massa arenosa, disposta paralelamente à costa, e que permanece elevada acima da maré mais alta
+ Barreira Ecológica
É o limite biogeográfico de expansão das espécies. Tem-se aplicado em estudos ambientais, para designar tanto os obstáculos naturais quanto o resultado de algumas ações humanas que tendem a isolar ou dividir um ou mais sistemas ambientais, impedindo assim as migrações, trocas e interações.
+ Barril
Unidade de volume equivalente a 158,98 litros
+ Baru
árvore da família das leguminosas (Dipteryx pterata), muito difundida nos cerrados, de frutos drupáceos, providos de mesocarpo carnoso,e nutritivos por sua riqueza em proteínas, os quais servem de alimento para o gado e fabricação de farinha para alimentação humana.
+ Basalto
Rocha vulcânica, básica, composta principalmente de plagioclásio cálcico e clinopiroxênio numa massa fundamental vítrea ou finamente granulada. A textura pode ser maciça, vesicular ou amigdalóide I: basalt
+ Básculo
Peça de ferro, móvel, apoiada num piso que serve para abrir e fechar ferrolho de porta e janela.
+ Base
Peça estrutural, situada na parte inferior de armário, que constitui seu sustentáculo.
+ Base de Morro, Monte ou Montanha
Um plano horizontal definido por planície ou superfície de lençol d`água adjacente ou nos relevos ondulados, pela cota da depressão mais baixa ao seu redor.
+ Bastio
terceira fase de desenvolvimento de um povoamento florestal regular, caracterizada pela individualização dos fustes, pela intensificação do crescimento em altura e pela desramação natural. É nesta fase que normalmente são efetuados os desbastes.
+ Bate-pronto
O Bate-Pronto é um produto da família do Arvoplac BP.
+ Batente
Peça fixa colocada na estrutura do móvel para acomodar a porta.
+ Baú
Caixa com tampa que serve para guardar objetos.
+ Bauxita
Rocha com aparência de argila, mas sem plasticidade.
+ Bedame
Instrumento de aço, chato e cortante numa extremidade, usado para entalhar.
+ Bedame de acabamento
Instrumento de aço, em forma de U, chato e cortante numa das extremidades que serve para dar formato as peças torneadas, permitindo diferentes diâmetros.
+ Bedame desbastador
Instrumento, em forma de L, fixado ao carro do torno, antes da luneta, que desbasta a peça a ser torneada a fim de que ela se ajuste a luneta.
+ Beliche
Camas sobrepostas com única estrutura.
+ Benchmarking
Benchmarking é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior.
+ Benefício (C) periódico equivalente:
parcela periódica e constante necessária ao pagamento de uma quantia ao valor presente líquido (VPL) da opção de investimento em análise, ao longo de sua vida útil. Dessa forma, um projeto será considerado economicamente viável se apresentar B(C)PE positivo, indicando que os benefícios periódicos são maiores que os custos periódicos (Rezende & Oliveira, 2001).
+ Benfeitoria
instalação ou obra útil realizada em propriedade, e que a valoriza para o uso, podendo ser para conservar, adequar, melhorar ou embelezar.
+ Bicada
designação dada à parte superior do fuste. Seção da ponta da árvore considerada como resíduo e que raramente é aproveitada na exploração florestal de madeira. Pode ser usada como lenha, adubo ou cobertura morta para proteção do solo.
+ Bicada de pássaros
Desvio local das fibras da madeira resultante de ferimentos causados por pássaros nas células vivas da árvore.
+ Bifurcação
divisão de um galho em dois ramos que crescem em direções diferentes. Este processo altera o crescimento das árvores jovens, em árvores adultas ocasiona a perda da gema terminal causando prejuízos à qualidade da madeira extraída.
+ Bioacumulação
É o acúmulo de algum contaminante em seres vivos, mesmo em pequenas quantidades. Pode ser a causa de uma lenta acumulação pelo canal dos produtores vegetais e dos consumidores ulteriores (carnívoros). Estas concentrações na cadeia alimentar podem constituir uma ameaça direta para os organismos vegetais e animais, assim como para os predadores, inclusive o homem.
+ Biocenose
Termo introduzido por Môbius em 1877 para definir uma comunidade biológica de mesmo biótopo. Seus membros constituem-se, em dependência mútua, equilíbrio biológico dinâmico.
+ Bioconstrução
É o termo utilizado para se referir a construções onde a preocupação ecológica está presente desde sua concepção até sua ocupação. Já na concepção, as bioconstruções valem-se de materiais que não agridam o ambiente de entorno, pelo contrário: se possível, reciclam materiais locais, aproveitando resíduos e minimizando o uso de matéria-prima do ambiente.
+ Biodegradação
Redução de uma substância a constituintes mais simples e menos prejudiciais como dióxido de carbono, água ou elementos individuais pela ação de organismos vivos.
+ Biodegradável
Substância que pode ser decomposta por processos biológicos naturais. Os microorganismos - bactérias - edáficos ou aquáticos desempenham um papel ativo nessa decomposição; a substância é biodegradável
+ Biodigestor
Equipamento constituído por um tanque subterrâneo, destinada a recolher gás metano (também chamado biogás) produzida a partir de decomposição anaeróbica do lixo orgânico, produzindo ainda, uma carga de nutrientes agrícolas sob a forma de resíduos sólidos chamados biofertilizantes. Os biofertilizantes contém nitrogênio, fósforo e potássio
+ Biodiversidade
A biodiversidade genética refere-se à variação dos genes dentro das espécies, cobrindo diferentes populações da mesma espécie ou a variação genética dentro de uma população
+ Bioenergia
Energia renovável da transformação química da biomassa.
+ Biogás
Mistura de gases cuja composição depende da forma como foi obtida. De modo geral sua composição é variável e é expressa em função dos componentes que aparecem em maior proporção.
+ Biogênese
É o processo resultante da ação de organismos vivos.
+ Bioma
categoria de hábitat em uma determinada região do mundo incluindo vegetação, clima, solo e formas de vida.
+ Biomassa
É a quantidade de matéria orgânica presente a um dado momento numa determinada área e que pode ser expressa em peso, volume, área ou número
+ Biomassa Florestal
Volume composto pelas folhas, ramos, frutos, troncos e raízes dos diversos vegetais existentes em determinados locais. (2) É a quantidade máxima de material vivo, em peso, tanto de vegetais quanto de animais, em um habitat, em determinada época do ano.
+ Biombo
Anteparo feito da caixilhos ou de folhas de madeira fina, articuladas por dobradiças e revestidas por papel ou pano. Empregado para dividir um espaço ou criar um recanto resguardado.
+ Biometria florestal
Aplicação da estatística e métodos matemáticos às pesquisas florestais
+ Biomonitoramento
É a determinação da integridade de um sistema biológico para avaliar sua degradação por qualquer impacto induzido pela sociedade humana.
+ Biorremediação
processo ou estratégia que busca desintoxicar o solo ou outros ambientes contaminados fazendo uso de microorganismos (fungos,bactérias etc.) e de enzimas. Baseia-se no processo de degradação microbiana e reações químicas combinadas com processos de engenharia,a fim de que os agentes contaminadores sejam transformados, não oferecendo riscos ao ambiente e às populações que ali habitam.
+ Biorremediação
Técnica de remediação que utiliza microorganismos ou suas enzimas, fungos ou plantas verdes na degradação, redução, eliminação e transformação de poluentes presentes em solos, sedimentos e água.
+ Biosfera
é a porção da terra onde existe vida, envolve a crosta terrestre,as águas e a atmosfera.
+ Biosfera
É o sistema integrado de organismos vivos e seus suportes, compreendendo o envelope periférico do planeta Terra com a atmosfera circundante, estendendo-se para cima e para baixo, até onde exista naturalmente qualquer forma de vida.
+ Biossegurança
conjunto de estudos e procedimentos que visam a evitar ou controlar os eventuais problemas suscitados por pesquisas biológicas e/ou por suas aplicações.
+ Biota
conjunto de seres vivos (flora e fauna) de um ecossistema.
+ Biotecnologia
qualquer aplicação tecnológica de interferência controlada e intencional, que utilize sistemas biológicos, organismos vivos,seus derivados ou partes, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica com fins científicos, tecnológicos ou industriais.
+ Biótico
refere-se aos organismos vivos, plantas e animais, de um ecossistema.
+ Biótipo
conjunto de indivíduos cujos patrimônios genéticos são muito semelhantes.
+ Biótopo
refere-se ao espaço físico de um ecossistema em que existe alguma forma de vida.
+ Bipinadas
Diz-se da folha duas vezes pinada.
+ Bitola
Expressão numérica das dimensões de largura e espessura de uma peça de madeira.
+ Blockboard (BB)
São chapas cujo miolo é composto de pequenos sarrafos, de largura entre 7 e 30 mm, colados e unidos lateralmente. As faces podem ser de chapas duras de fibras (hardboard) ou de lâminas de madeira, sendo dispostas transversalmente em relação ao direcionamento das fibras, o que promove boa estabilidade dimensional tal como a chapa de madeira compensada.
+ Bloco
Porção de uma tora com duas ou mais laterais faceadas, destinada a produção de lâminas faqueadas.- Quantidade de lâminas faqueadas e empilhadas juntas, obedecendo a seqüência de corte.
+ Bobinagem
Operação de estocagem que consiste em enrolar as lâminas de madeira por meio de uma bobina.
+ Boleado
Forma arredondada das superfícies de um móvel.
+ Bolha
Elevação da película da lâmina de madeira, proveniente de uma separação entre folhas.
+ Bolor
Formação fúngica que pode assumir várias colorações e que se desenvolve na superfície da madeira sob a ação do calor e da umidade, sem alterar a resistência mecânica da peça.
+ Bolsa de goma
Cavidade entre as fibras da madeira de folhosas que contém acúmulo de goma.
+ Bolsa de resina
Cavidade entre as fibras da madeira de reinosas que contém acúmulo de resina.
+ Boneca
Esponja de algodão ou lã, revestida de tecido macio e absorvente, usada para aplicar vernizes, especialmente dissolvidos em superfícies de madeira, para obtenção de médio e alto brilho.
+ Borda
Cada uma das duas menores superfícies longitudinais de uma peça de madeira.
+ Borda (edge)
Cada uma das duas superfícies laterais, paralela a grã, de uma peça de madeira.
+ Borda aparada
Borda mecanicamente beneficiada para possibilitar junção de peças.
+ Borne
Parte periférica e mais nova do lenho, de cor clara, situado entre a casca e o cerne, onde as células vivas realizam a condução da água, de baixo para cima
+ Borrasca
Fenômeno atmosférico caracterizado por um aumento brusco e intenso da velocidade do vento, com duração de alguns minutos, diminuindo subitamente. Pode por vezes vir acompanhada de aguaceiros e trovoadas
+ Bosque
pequena floresta. Ecossistema caracterizado por uma cobertura vegetal mais ou menos densa, onde predominam árvores e arbustos.
+ Bosquete
Pequeno núcleo de árvores no interior de áreas de uso florestal, que possui ocupação distinta e cuja área é inferior a 0,5 ha, ou cuja largura é inferior a 20 m.
+ Botão
Característica natural da madeira, que não é considerada defeito, resultante de um pequeno nó sadio.
+ Braça
Unidade de medida de comprimento que corresponde a 6 pés ou aproximadamente 1,83m
+ Bracatinga
árvore da família das leguminosas (Mimosa escrabella),que se agrupa tão densamente que chega a formar verdadeiras matas. É de pequeno porte e apresenta crescimento muito rápido. Muito utilizada para a produção de lenha para carvão e recuperação de áreas degradadas que correm risco de erosão.
+ Braço
Cada uma das peças laterais de poltrona, sofá, etc., que servem para apoiar os braços de quem se senta.
+ Brácteas
folhas modificadas em cuja axila nasce uma florçãu uma inflorescência
+ Brancal
Parte periférica e mais nova do lenho, de cor clara, situado entre a casca e o cerne, onde as células vivas realizam a condução da água, de baixo para cima
+ Brancura
É a propriedade que indica a impressão visual do branco em uma determinada amostra, incluindo os alvejantes óticos e corantes.
+ Branqueabilidade
termo usado para descrever a maior ou menor facilidade de branqueamento de uma celulose depois da operação de cozimento. É determinado pelo número de cloro ou pelo número de permanganato.
+ Branqueamento
Mancha esbranquiçada sobre a película da tinta aplicada, causada pelo solvente da mesma, em aplicações sob umidade do ar excessiva ou baixa temperatura.
+ Branqueamento 1
ou alvejamento, é o tratamento químico que se dá à celulose depois do cozimento, depuração e lavagem, à pasta mecânica depois do desfibramento.
+ Branqueamento 2
Processo pelo qual a madeira passa para clarear a tonalidade de sua coloração natural. Geralmente feito com oxidantes.
+ Brejo
Terreno plano, encharcado, que aparece nas regiões de cabeceiras ou em zonas de transbordamento de rios. Embora os brejos das regiões litorâneas geralmente sejam originados à partir de rios permanentes, os brejos de cabeceiras podem se formar em regiões com rios intermitentes
+ Brete
local de contenção ou imobilização de animais com objetivo de alguma prática de manejo como, seleção, aplicação de vacinas e medicamentos,ou seja, tratamentos profiláticos e higiênicos.
+ Breu
Resíduo não volátil. Obtido dos tocos altamente resinosos de espécies como Pinus elliottii e Pinus palustris.
+ Brilho
É a característica de uma superfície, responsável por sua aparência lustrosa. O brilho especular a 75º é usado como medida dessa característica.
+ Briófitas
Plantas verdes terrestres, não vasculares, como os musgos e hepáticas. Vegetal de pequenas dimensões, sem canais internos condutores de seiva, como os musgos
+ Briquette
Madeira densificada, pelo processo mecânico, em alta temperatura, sendo a matéria-prima o aproveitamento de fibras vegetais, pó de serraria, restos de fibras do processo agroindustrial (dendê, babaçu) bambu floresta plantada para este fim e todas as fibras vegetais.
+ Broca
denominação genérica dada a qualquer inseto que perfure plantas ou grãos, abrindo galerias internas.
+ Broca da madeira
Inseto xilófago que produz furo ou galeria na madeira, podendo alterar a resistência mecânica do lenho, além de facilitar a penetração da umidade e o desenvolvimento dos fungos.
+ Brocado
corte da vegetação rasteira de uma área, normalmente feito de forma manual com foice ou roçadeira.
+ Bromélia
gênero-tipo das bromeliáceas, que ocorre desde as Antilhas até a Argentina; são vegetais xerófitos, rastejantes, de bagas por vezes comestíveis.
+ Brotação
atividade desenvolvida pela plantas que consiste na emissão de um broto.
+ Broto
caule embrionário, incluindo folhas rudimentares, freqüentemente protegida por escamas especializadas.
+ Bulbo
organismo vegetal subterrâneo e perene, constando de um caule muito curto, provido de verticilos de folhas (escamas), um broto central e uma coroa de raízes adventícias, como na cebola.
+ Bushel
medida de volume utilizada normalmente para produtos secos,igual a 4 celamins (pecks) ou 2.150,42 polegadas cúbicas e no ReinoUnido equivale a 36,367 litros e nos Estados Unidos a 35,283 litros. Atualmente é definido para cada tipo de grão de acordo com o peso médioque teria o volume de um bushel. No Brasil a equivalência mais usada é a de 27 kg por bushel.