MENU
Briquetes
Construção
Editorial
Esquadrias
Exportação
Mercado
Móveis & Tecnologia
Pinus
Praga
Preservante
RM_digital
Secagem
Transporte
Usinagem
E mais...
Anunciantes
REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°134
› Mercado de produtos florestais mostra evolução
A cadeia produtiva do setor brasileiro de florestas plantadas caracteriza‑se pela grande diversidade de produtos, compreendendo um conjunto de atividades que incluem a produção, a colheita e a transformação da madeira até a obtenção dos produtos finais
› Crise mundial ainda limita exportações do setor
As exportações brasileiras de produtos de base florestal continuam com dificuldades para atingir níveis positivos. Em 2012 os setores de madeira, móveis, papel e celulose exportaram em conjunto US$ 9,26 bilhões, o que representou uma queda de 5,9% em relação as exportações do ano anterior.
› Construção Civil com grandes perspectivas para 2013
O setor da Construção Civil deve crescer 4% em 2013. Este crescimento torna-se também uma grande oportunidade da setor da madeira que pode oferecer muitos itens na composição de uma unidade habitacional ou comercial.
› Prevenção no controle a Vespa da Madeira
A vespa-da-madeira (Sirex noctilio) é um inseto originário da Europa, Ásia e norte da África e,no Brasil, atingiu, aproximadamente 350.000 ha de Pinus taeda nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, até o ano 2002.
› Desgaste de lixas na qualidade superficial da madeira
Atualmente madeiras provindas de florestas plantadas dos gêneros Pinus e Eucalyptus vêm substituindo o uso de madeiras nativas nos mais variados setores da indústria madeireira e moveleira.
› Principais agentes deterioradores de madeiras
Toda e qualquer peça de madeira está sujeita a qualquer tipo de movimento. A ação do movimento mecânico provoca um desgaste na madeira. Nada mais que uma altera o indesejável na sua estrutura. Ex.: dormentes de estrada de ferro; degraus de uma escada; blocos de madeira usados para pavimentação de cais, etc
› Critério na produção de esquadrias de madeira
Existem, basicamente, dois critérios que balizam a utilização de espécies de madeira na fabricação de esquadrias: a resistência à umidade e a sua maneabilidade na fabricação. Os dois quesitos estão vinculados diretamente às características intrínsecas da densidade das madeiras, que define sua resistência mecânica.
› Fundamentos da usinagem da madeira
O corte convencional é definido como sendo a ação da ferramenta sobre uma peça de madeira, produzindo cavacos de dimensões variáveis. O cavaco pode ser definido como sendo o fragmento de madeira produzido pela ferramenta de corte.
› Programas de secagem obtidos por diferentes métodos
Uma das fases imprescindíveis para a transformação da madeira em produto acabado é a secagem. Esta fase do processamento, através da redução do teor de umidade até um valor final próximo da umidade de equilíbrio média no local onde a peça será utilizada, tem como objetivo melhorar a qualidade do material.
› Briquetes produzidos com resíduos
Nos dias atuais é constante a discussão sobre a necessidade da obtenção de alternativas para fontes de energias renováveis como mecanismos de desenvolvimento sustentável. A gestão de resíduos sólidos urbanos também faz parte deste contexto e atualmente é um fator preocupante principalmente nos grandes centros urbanos.
› Cultivo de Pínus: Propagação vegetativa
A clonagem é uma técnica obtida por método de propagação vegetativa (clonagem), de grande utilidade tanto para o melhoramento convencional de espécies florestais como para os plantios comerciais a partir da multiplicação de árvores superiores.
› Custo de diferentes veículos de carga no setor madeireiro
O setor florestal está fortemente inserido no agro negócio nacional, cujo desempenho movimenta a balança comercial brasileira, respondendo pela quase totalidade (91%) do superávit observado nos últimos anos.