MENU
Amazônia
Editorial
Eucalipto
Finanças
Móveis & Tecnologia
Pesquisa
Pinus
Planejamento
Processamento
Produtividade
Secagem
Serras
Tecnologia
Xylexpo
E mais...
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°98

› Como implementar melhorias para garantir o sucesso nos negócios
A grande maioria das empresas vêm investindo na qualidade dos produtos e serviços e na satisfação dos clientes. Estas iniciativas visam o crescimento da produtividade e da competitividade, através de menores preços, atendendo às novas exigências do mercado.
› Estratégia de controle financeiro pode salvar o ano
Para cuidar da gestão financeira, o empresário precisa lidar com números e informações o tempo todo. Se a empresa tem número confiáveis, ele consegue informações para tomar decisões. Essas informações são obtidas por meio dos controles financeiros.
› A expansão madeireira na Amazônia
A exploração e o processamento industrial de madeira estão entre as principais atividades econômicas da Amazônia, ao lado da mineração industrial e da agropecuária. No último ano o setor madeireiro extraiu 24,5 milhões de metros cúbicos de madeira em tora.
› Meta: prêmio ou castigo?
Tanto no mundo dos negócios como na vida pessoal ter como garantia a possibilidade de uma segunda chance é um grande erro. Quantos profissionais já passaram noites em claro por causa da curta, mas poderosa, palavra: meta.
› Crescimento pede foco no produto
Normalmente, pensa-se que a aplicação dos produtos de acabamento para madeira inicia-se na sua deposição sobre a peça, mas são necessárias atividades anteriores que devem ser cuidadosamente controladas para que os resultados obtidos sejam satisfatórios.
› Aumento da estabilidade na madeira de eucalipto através de tratamento térmico
A cultura do eucalipto foi introduzida no Brasil inicialmente como árvore decorativa e, devido ao seu extraordinário crescimento e adaptação aos diversos tipos de clima e solos brasileiros, tornou-se uma das espécies florestais mais importantes da base florestal nacional.
› Secagem valoriza a madeira e reduz custos
A secagem da madeira visa a redução do teor de umidade para que a peça apresente o mínimo de defeitos e no menor tempo possível. Para tanto é preciso uma técnica que seja economicamente viável, para a finalidade o qual a peça da madeira se destina.
› Corte influi no rendimento da madeira
A qualidade da madeira pode ser avaliada de duas maneiras, uma pelas suas características naturais ( como, propriedades físicas), e outra pela precisão de suas dimensões. A variação dimensional das peças serradas influi significativamente no rendimento.
› Estilo do corte influi na qualidade da madeira
As espécies de eucalipto requerem técnicas de corte diferentes das normalmente utilizadas para espécies de coníferas, as quais requerem, geralmente, menor energia para o corte.
› Gerenciamento começa na floresta
Para o setor de base florestal existem opções de software para vários segmentos da cadeia produtiva, bem como o gerenciamento específico para determinadas madeiras de reflorestamentos.
› Múltiplos usos da pupunheira na Amazônia
A pupunheira foi motivo de uma pesquisa integrada, envolvendo diferentes coordenações de pesquisas do INPA, visando conhecer os seus aspectos agronômicos, as características físicas, químicas, organolépticas e nutricionais do seu palmito e fruto.
› Feira italiana é vitrine tecnológica
A Xylexpo 2006 ofereceu uma panorâmica absolutamente completa e exaustiva de propostas para todas as fases de transformação da madeira e dos seus derivados. Da indústria florestal ao acabamento das superfícies, dos equipamentos para as serrarias aos mais atualizados sistemas informáticos.
› Expansão do Pinus no Brasil impulsiona setor
O Brasil figura como o maior exportador mundial de compensado de Pinus. O sul e sudeste do país concentram a maior parte de suas florestas. Sua área total é de 1,8 milhão de hectares plantados, sendo o Paraná o maior produtor com um terço do total.