MENU
Amazônia
Bioenergia
Editorial
Elmia
Esquadrias
Ferramentas
Logística
Mérito Exportação
Móveis & Tecnologia
Pisos
Qualidade
Recursos Humanos
Reflorestamento
Tecnologia
E mais...
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°91

› Melhoria no ambiente de trabalho aumenta produtividade
É muito provável que funcionários motivados, capacitados e bem remunerados passem a ter um desempenho acima da média, reduzindo custo, apresentando melhores soluções aos clientes e gerando como desdobramento maior vitalidade financeira.
› Burocracia portuária limita exportações
Os principais obstáculos à expansão das exportações apontadas pelas empresas consultadas em um estudo da CNI estão relacionados às etapas finais do processo de exportação. Estas etapas estão relacionadas com a chegada da mercadoria no porto de saída.
› A expansão madeireira na Amazônia
Em 2004, o setor madeireiro extraiu 24,5 milhões de m³de madeira em tora, o equivalente a cerca de 6,2 milhões de árvores. Essa matéria-prima gerou milhões de 10,4 milhões de m³ de madeira processada (tábuas, produtos beneficiados, laminados, compensados e outros).
› O design se alimenta da tradição
Existe a crença que o design é algo intimamente ligado à modernidade, e que, para ser chamado de “design”, necessariamente deve romper antigos paradigmas, ou seja, produzir inovações radicais.
› Industrialização viabiliza custo da madeira
Clássico, o piso de madeira nunca saiu de moda e hoje vai do maciço ao laminado. Com as sobras do assoalho comum se faz o taco e com este o parque. Enquanto um assoalho de ipê chega a custar 45% mais do que tacos do mesmo material, a diferença entre os tacos e o parquet é de 22%.
› Uso da madeira na produção de portas e janelas
A madeira é o material tradicional para produção de janelas e caixilhos nas edificações, Nas construções antigas a madeira desempenhou uma grande importância e até pouco tempo continuava sendo trabalhada artesanalmente.
› Digitalização em 3D para sistemas agroflorestais
A modelização dinâmica de sistemas agroflorestais exige o estudo das interações de luz vegetação entre as copas das árvores e as culturas associadas, em uma escola mais detalhada, mesmo no nível de ramificações dentro de cada componente.
› O uso do metal duro na indústria da madeira
Ao decidir pelo uso de ferramentas de metal duro na atividade madeireira é preciso conhecer o uso adequado destes equipamentos e quais os fatores que se devem levar em conta para um melhor aproveitamento da madeira na operação.
› A busca pelo equilíbrio custo x qualidade
A qualidade da madeira é a soma de todas as características e propriedades que afetam o rendimento em produtos finais e sua adequação para as aplicações pretendidas. A qualidade final dos produtos pode ser afetada por características, como densidade, rigidez,...
› Biomassa: uma energia brasileira
Biomassa é ainda um termo pouco conhecido fora dos campos de energia e da ecologia, mas já faz parte do cotidiano brasileiro. Fonte de energia não poluente, a biomassa nada mais é do que a matéria orgânica, de origem animal ou vegetal, que pode ser utilizada na produção de energia.
› Madeira reflorestada e exportação: caminhos para um setor em crescimento
A iniciativa deu bons frutos e, atualmente, o Brasil conta com 4,8 milhões de hectares reflorestados com espécies de pinus e eucalipto, sendo que 25% destas florestas estão desinviculadas das indústrias, dando sustentação ao mercado de madeira roliça em geral.
› Prêmio valoriza exportações
O Prêmio Qualidade Exportação entregue no dia 14 de junho às cem maiores empresas exportadoras do setor de base florestal – móveis, madeira, papel e celulose, constituiu-se na mais expressiva homenagem de valorizar e incentivar as vendas ao mercado externo das industrias ligadas ao setor.
› Elmia 2005 apresenta tecnologia florestal
A Elmia Wood 2005 confirmou sua posição de maior feira florestal do mundo, superando as expectativas dos próprios organizadores. A Elmia foi precedida de muita expectativa. Uma das mais importantes foi o foco em qualidade.