MENU
Amazônia
China
China
China
Editorial
Estruturas
Reflorestamento
Secagem
E mais...
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°87

› Recursos para o desenvolvimento sustentável
Na Amazônia existem mais de trezentas espécies vegetais por hectare. Das 100 mil espécies de plantas identificadas na América Latina, cerca de 30% estão naquela região.
› Mercado da madeira de reflorestamento no Brasil
As espécies florestais exóticas, como o Pinus e o Eucalipto, se adaptaram tão bem no Brasil e graças a avançada tecnologia silvicultural brasileira, se promovem aqui produtividades, no mínimo dez vezes maiores que as de muitos países de clima temperado.
› Comércio bilateral pode chegar a US$ 35 bi em 2010
Em 2010 as relações comerciais entre o Brasil e a China poderão atingir a marca de US$ 35 bilhões. Ou seja, em cinco anos, o valor dos negócios entre os dois países será multiplicado por quatro.
› País depende de madeira importada
A produção chinesa de madeiras está longe de suprir as necessidades do mercado de construção e mobiliário chinês. O modo mais efetivo para suprir tais demandas terá que ser o incremento das importações de madeira.
› A visão ocidental face à china
A China entrou definitivamente no radar ocidental. Subitamente não há publicação acadêmica, especializada ou generalista, que não puxe o país mais populoso do mundo para tema de capa.
› Madeiras tropicais para uso estrutural
No Brasil, a madeira é empregada, com freqüência, para fins estruturais, na solução de problemas relacionados a coberturas, cimbramentos, travessia de obstáculos, armazenamento, linhas de transmissão, benfeitorias rurais, entre outros.
› Secagem adequada é decisiva para qualidade
As tensões que se desenvolvem na madeira são a causa básica dos defeitos de secagem. Por isso, a secagem tem um papel fundamental na produção madeireira, porque é decisiva na qualidade da madeira.