MENU
Bioenergia
Congresso
Madeiras Tropicais
Manejo
Mercado MS
Mercados
Móveis
Resíduos
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°85

› Um parceiro para bons negócios
O Canadá possui uma economia bastante diversificada. Os recursos provenientes das áreas de silvicultura, mineração, agricultura e pesca são muito importantes na geração de empregos e riquezas.
› Madeira de reflorestamento para móveis
O sucesso da introdução de novas madeiras no setor moveleiro depende do conhecimento sobre suas características de comportamento e uso, além do suprimento assegurado com qualidade compatível ao uso desejado.
› Madeira estimula desenvolvimento industrial
O Brasil se coloca numa situação privilegiada, já que a Amazônia, junto com a Mata Atlântica, possuem a maior diversidade florestal do planeta. A Amazônia possui 3.650.000 km2 de florestas contínuas. A diversidade de árvores varia entre 40 e 300 espécies diferentes por hectare.
› Manejo florestal e silvicultura de precisão na Amazônia
O manejo florestal é a principal atividade econômica que possibilita a manutenção da cobertura florestal natural. O estímulo ao manejo e ao interesse pela floresta é fator decisivo para formação de barreiras naturais a expansão do desflorestamento e às queimadas.
› A vocação brasileira para biocombustíveis
Se a biomassa é o natural resultado da combinação de água, luz e calor, o Brasil detém a maior fábrica do planeta que já conta com o uso intensivo de duas excepcionais matérias-primas: cana-de-açúcar e eucalipto.
› Energia a partir de resíduos florestais
O Brasil reúne condições agrícolas e econômicas ideais para desenvolver e se beneficiar das tecnologias de utilização de lenha e outras biomassas para fins energéticos, por ser privilegiado em termos de extensão territorial, insolação e água, fatores essências para produção de biomassa em grande escala.
› O setor florestal no Mato Grosso do Sul
O estado do Mato Grosso do Sul tem cerca de 143 mil hectares de florestas plantadas, sendo 113 mil hectares de eucalipto (79%) e 30 mil hectares de pinus (21%). A oferta de madeira de eucalipto no Estado já é praticamente inexistente e o restante remanescente estará exaurido dentro de 3 a 4 anos.
› Congresso estimula bioenergia no país
Geração de negócios, um programa técnico extremamente abrangente e de alto nível, como também a visita de especialistas e pesquisadores do Brasil e do exterior. Este é o balanço do Congresso Internacional de Bioenergia, evento que aconteceu no Mato Grosso do Sul em outubro passado.