MENU
Editorial
Exportações
Manejo
Mercado - EUA
Móveis & Tecnologia
Painéis
Qualidade
Qualidade
Transporte
Valor Agregado
E mais...
Anunciantes
REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°84
› Competitividade é estratégia decisiva
Hoje a qualidade é requisito de mercado para todas as empresas. A competitividade, por sua vez, é o grande trunfo do mercado. A capacidade de competir está relacionada à compreensão sobre onde, por que e como se está competindo.
› Programas de qualidades são a base para competitividade
As exportações brasileiras estão em crescente expansão em diversos setores da economia. As vendas de madeira registraram o crescimento mais expressivo do setor de base florestal, no primeiro semestre deste ano.
› Exportações projetam indústrias do setor
As exportações brasileiras estão em crescente expansão em diversos setores da economia. As vendas de madeira registraram o crescimento mais expressivo do setor de base florestal, no primeiro semestre deste ano.
› Cresce mercado de produtos de maior valor agregado nos Estados Unidos
O mercado para produtos de valor agregado, como decking, pisos e móveis são os três principais segmentos nos Estados Unidos nos quais as madeiras tropicais têm presença significativa.
› Mercado estimula produtos de madeira com valor agregado
Os produtos de madeiras utilizados no mercado, em especial em alguns segmentos como construção civil, variam desde peças com pouco ou nenhum processamento madeira roliça até peças com vários graus de beneficiamento.
› Aplicação de tintas e vernizes exige cuidados
Aplicação de tintas e vernizes exige cuidados por conter solventes orgânicos que emitem vapores à temperatura ambiente; por contato direto com a pele ou por inalação pode provocar alergias, queimaduras, ou doenças respiratórias e lesões pulmonares
› Produção de chapas com diferentes espécies de pinus
A primeira indústria de chapas de madeira aglomerada no Brasil foi instalada em 1966, em Curitiba. Desde então, surgiram inúmeras unidades industriais na região sul e sudeste do país e a produção brasileira de aglomerados atingiu a marca de 1,5 milhão de m³ há dois anos.
› Manutenção e treinamento reduzem custos na colheita
A crescente mecanização das operações de colheita florestal traz as vantagens do aumento de eficiência e redução dos custos, porém também gera as desvantagens inerentes ao processo.
› Custos e benefícios do Manejo Florestal
Através de um estudo do Imazon em Paragominas (Pará), elaborou-se os custos e benefícios do manejo. O custo da coleta de informações, análise e redação do plano varia em função do tamanho da área a ser manejada.