MENU
Armazenagem
Editorial
Espécies Alternativas
Eucalipto
Lâminas
Mercado - EUA
Mercado - Móveis
Móveis e Tecnologia
Organização
Pisos
Secagem
Silvicultura
Sustentabilidade
Tecnologia
Valor Agregado
E mais...
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°80

› Técnicas na armazenagem evitam desperdícios
A Armazenagem é uma das principais fases do processamento da madeira. Desde o seu corte até o uso final, a madeira passa por várias etapas de armazenagem. Durante este período, as peças de madeira devem receber um cuidado todo especial.
› Espécies alternativas ampliam opções de mercado
O LPF do Ibama comemorou 30 anos de atividades, desenvolvendo pesquisas e trabalhos na busca de alternativas para a promoção de soluções inovadoras referentes à utilização das madeiras brasileiras, principalmente, as espécies não convencionais.
› Estados Unidos aposta em novos mercados para madeira
A América Latina possui a maior parte dos bosques de madeiras duras do mundo (37%). Os Estados Unidos possuem apenas 8%. No entanto, os americanos são os maiores produtores mundiais de madeiras duras em tronco (24%) enquanto a América Latina produz apenas (14%).
› Multiprodutos em povoamentos de eucalipto
O uso atual da madeira reflorestada do gênero Eucalyptus tem recebido especial atenção tanto por parte dos pesquisadores como por parte do setor madeireiro em função do seu grande potencial de disponibilidade em curto espaço de tempo e da ampla possibilidade de uso da madeira.
› Produção de lâminas decorativas produzidas por faqueamento
O principal uso de lâminas de madeira é como matéria-prima para indústrias de compensados, cujos painéis são destinados à construção civil, fabricação de móveis, pisos e embalagens.
› Design valoriza qualidade e funcionalidade
As novas opções em materiais, e a necessidade crescente de adequação do produto final às características de cada consumidor estão fazendo surgir inúmeras opções em móveis, que variam pela cor, forma, uso de materiais, desenho e funcionalidade.
› Segmento moveleiro aposta nas exportações
Estados Unidos, França, Alemanha e Reino Unido são os principais compradores de móveis brasileiros. Estes países são atraídos pela qualidade, desenho e preço.
› Planejamento estratégico equilibra finanças
Quando bem elaborado e aplicado adequadamente o planejamento empresarial pode salvar a empresa de imprevistos desagradáveis e, ainda, incrementar os lucros, reduzindo os gastos desnecessários.
› Material de divulgação - ANPM
Entre os obstáculos enfrentados pela indústria de pisos de madeira maciça, estão a ausência de especificações técnicas que permitam quantificar a qualidade do produto e a iniciativa de ações institucionais para divulgação e promoção comercial.
› Estudo detalha benefícios do equilíbrio da umidade
Estudo divulgado pela UFB afirma que no Brasil, de um modo geral, a prática da secagem além de ser pouco difundida, não é utilizada pela maioria dos empresários do setor, como seria indicado, devido aos inúmeros benefícios.
› Silvicultura apresenta evolução
A silvicultura promoveu nos estados do Sul, em especial o Paraná, o desenvolvimento de uma cadeia de atividades ligadas à madeira que estavam praticamente extintas pela exaustão da madeira nativa.
› Desenvolvimento sustentável do setor florestal brasileiro
O setor florestal tem potencial de crescimento, mas existe ainda preocupações com relação a sustentabilidade florestal, devido ao fim dos incentivos fiscais.
› Opções para aproveitamento da madeira
O refilo de tábuas, até hoje no Brasil, é uma fase do processo produtivo, que não é considerada como prioritária ao se investir em tecnologia. É justamente nesta fase que se determinará se o produtor irá recolher mais ou menos madeira, dos troncos que tem disponível.
› Mercado internacional sinaliza evolução
O mercado mundial de madeira e produtos derivados é crescente. O crescimento se apresenta tanto em produtos com menos industrialização, quanto em produtos de maior tecnologia agregada.