MENU
Automação
Editorial
Especial China
Lâminas
Manejo
Marketing
Mercado - Áustria
Painéis
Pisos
Secagem
Tendências
Valor Agregado
E mais...
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°78

› Áustria amplia oferta de madeira no mercado
A alta capacidade de produção permite a indústria madeireira austríaca apostar no aumento de oferta ao mercado europeu de móveis e de construção.
› Automatização dos processos acelera produtividade
Na atualidade, a verdadeira revolução tecnológica que o setor moveleiro está passando tem relação direta com a inovação dos processos de gestão.
› China produz metade da madeira que consome
A demanda por madeira é crescente na China, se obrigando a importar grandes volumes. Isso porque os recursos naturais do continente sofrem limitações legais e a produção não acompanha o consumo.
› Cozimento da madeira altera qualidade das lâminas
Estudo constatou que fatores como o tempo de cozimento de toras, o teor de umidade e temperatura no ato do desdobro, regulagem do torno, densidade da madeira, substituição das facas em tempo certo e outros, influenciam diretamente no corte e qualidade das lâminas.
› O novo desafio do manejo florestal
Sabe-se que na exploração florestal adequada os danos ao povoamento podem cair de 40% para 5 - 10%. Atualmente, modelos matemáticos simulam o crescimento de um povoamento florestal permitindo o prognóstico de seu desenvolvimento.
› Marketing do relacionamento traz resultados
Um sistema de marketing, com etapas pré-estabelecidas e investimentos direcionados aos interesses do cliente, aumenta as chances de incrementar os lucros das empresas e gastos com aplicações de risco. Além disso, fideliza o cliente.
› Origem e evolução dos painéis estruturais
O painel compensado foi o primeiro invento adequado para aproveitar madeira reconstituída tecnicamente. Os compensados são usados desde os tempos remotos, em móveis antigos e até em tumbas antigas.
› Produto engenheirado é tendência internacional
Resultados de estudos preliminares indicam que os compensados manufaturados, a partir das espécies de eucalipto, mostraram bom potencial para compor o piso, além de proporcionar maior estabilidade dimensional que o piso manufaturado inteiramente com madeira maciça.
› Controle da secagem é decisivo na qualidade da madeira
A secagem é considerada a fase mais importante dentro de todo o processo de beneficiamento da madeira. É nesta fase que se define a qualidade final da madeira, e onde se pode intervir de forma que não se prejudique a matéria-prima que além de custar caro, já passou por outros processos e custos, para chegar até um secador.
› Tendências do mercado de produtos florestais
Entre os setores que absorvem a maior parte da produção florestal estão os de celulose e papel, carvão vegetal e madeira processada mecanicamente, tanto serrarias quanto as indústrias de painéis à base de madeira.
› Valor adicionado e exportações
A região amazônica precisa com urgência aumentar suas vendas de produtos semi-manufaturados. Em vez de exportar painéis ou pranchas, ou mesmo S4S, pode exportar o piso pronto, acondicionado em volumes de m² para entrega direta nos hipermercados de material de construção.