MENU
Benecke - 50 Anos
Construção Civil
Editorial
Gestão - Manejo
Internet
Madeiras
Mercado - Espanha
Móveis e Tecnologia
Portas
Produção
Reflorestamento
Resíduos
Silvicultura
Valor Agregado
E mais...
Anunciantes
REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°77
› Habitação social e design como oportunidades para o setor
Apesar do Brasil ser um país com evidente vocação florestal, a tradição construtiva em alvenaria de tijolos, introduzida pelos portugues_corretaes na época da colonização do país, utilizando mão-de-obra escrava, ainda é a mais utilizada.
› Sistema de Gestão Ambiental no setor florestal
Se antes o sistema produtivo utilizava-se da exploração sem limite dos recursos naturais, parecendo acreditar que seu estoque era infinito, hoje ele vê na sustentabilidade deste sistema, uma necessidade para a sua própria sobrevivência.
› Negócios on line pedem estratégias funcionais
O e-mail marketing foi o protagonista dos negócios virtuais, mas é preciso saber usá-lo, para não causar o efeito contrário ao pretendido.
› Manejo é alternativa para a floresta amazônica
Apesar de estudiosos apontarem o manejo como solução para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, a madeira manejada ainda representa menos de 5% da produção regional.
› Cresce interesse bilateral para negócios
A Espanha é uma alternativa de mercado promissora para a indústria de base florestal. Madeira e móveis estão na lista dos principais produtos importados pelo país.
› Madeira de reflorestamento para móveis
O sucesso da introdução de novas madeiras no setor moveleiro depende do conhecimento sobre suas características de comportamento e uso, além do suprimento assegurado com qualidade compatível ao uso desejado.
› Segmento de portas é exportador potencial
Do estilo tradicional ao decorativo, o volume de produção de portas prontas fabricadas no Brasil chegou a 6,3 milhões de unidades em 2002. O segmento de portas é tido como um dos mais representativos e competitivos, dentro do segmento de PMVA.
› Brasileiro precisa produzir mais para competir
Com tecnologia de ponta e programas de treinamento eficientes, os países desenvolvidos conseguem rendimento superior ao Brasil em menos horas trabalhadas.
› Aspectos ambientais das plantações de Pinus e Eucaliptos
A utilização de espécies exóticas, o adensamento de plantas, as técnicas de preparo do solo bem como a intensidade de colheita florestal, são algumas das práticas silviculturais que podem ser controladas através do conhecimento da produção de biomassa.
› Gestão de resíduos sólidos na indústria madeireira
Os resíduos sólidos orgânicos de origem vegetal, particularmente após os tratamentos químicos que recebem para utilização na indústria madeireira, constituem uma fonte de elevados impactos ambientais sobre o meio físico.
› Produtividade do plantio ao transporte
Para a formação de plantações florestais com alta produtividade é importante aplicar conhecimentos científicos ao processo de produção. As principais fases do processo produtivo são a produção de mudas, plantio/tratos culturais, colheita e transporte.
› Reflorestamento cobre apenas 5% dos solos nacionais
As principais espécies utilizadas na fabricação de PMVA são o pinus e algumas espécies nativas como o ipê, imbuia, jatobá e outras. Outra espécie que vem ganhando importância como PMVA é o eucalipto.