MENU
Apicultura
Características
Carvão Vegetal
Construção Civil
Desdobro
Dormentes
Espécies
Madeira Sólida
Manejo
Melhoramento
Melhoramento Genético
Mercado
Móveis
Nós
Óleos Essenciais
Pesquisa
Postes
Pragas
Projeto Genoma
Propriedades
Qualidade
Secagem
Silvicultura
Anunciantes
REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°75
› O eucalipto e a apicultura
A apicultura pode ser uma atividade complementar ao setor produtivo que utiliza florestas de eucalipto. A ação das abelhas, além de promover benefícios sem conta para as florestas e o meio ambiente, pode gerar adicionais de renda na produção de sementes, mel, cera e própolis.
› Por que usar eucalipto?
A indústria moveleira e da construção civil estão avaliando seriamente a possibilidade de utilização intensiva da madeira de eucalipto nos seus produtos e alguns resultados têm-se mostrado bastante satisfatórios.
› O eucalipto na indústria de carvão vegetal
No Brasil não se discute a importância do eucalipto como fornecedor de matéria-prima para diversos fins industriais. Definitivamente, está consagrado como excelente fonte de matéria-prima para a produção de carvão vegetal.
› A madeira de eucalipto na construção civil.
Como material de construção a madeira oferece muitas peculiaridades. Entre as vantagens, destaca-se como um dos poucos materiais renováveis, com baixa energia de processamento, fornece um isolamente térmico, maior relação resistência e rigidez para peso do que outros materiais.
› Desdobro da madeira de eucalipto na serraria
A qualidade das toras a serem desdobradas influencia sobremaneira no rendimento da madeira e tem reflexos sobre todo o sistema de produção de serrarias, que podem operar com três tipos de toras, classificadas visualmente no pátio de estocagem.
› A madeira de eucalipto para dormentes
Há muito tempo, a utilização da madeira de eucalipto como dormente é realizada com sucesso em vários países. Na Austrália, as madeiras de eucalyptus marginata e eucalyptus diversicolor são consideradas inigualáveis e insubstituíveis para o uso em leito ferroviário.
› Descrição de algumas espécies de eucalipto
O Serviço Florestal da Austrália já conseguiu identificar 672 espécies do genêro Eucalyptus, mas pouco mais de duas dezenas delas têm importância comercial e são plantadas extensivamente em todo o mundo.
› O potencial do eucalipto para a produção de madeira sólida
O uso múltiplo das florestas de eucalipto, somente será possível com a concientização de que árvores destinadas à produção de madeira sólida deverão atingir, no mínimo a idade de maturação para serem abatidas, diferentemente dos usos a que incialmente foram destinadas tais florestas.
› Manejo de florestas de eucalipto para usos múltiplos
Produzida em alta escala para atender o mercado de celulose, chapas e carvão vegetal, quase não houve tempo para o desenvolvimento de florestas de eucalipto que visassem à produção de madeira chamada nobre, obtida em serrarias, para uso em carpintaria e marcenaria.
› Melhoramentos visando a produção de madeira serrada
São poucos os trabalhos que quantificam os efeitos genéticos das tensões de crescimento em eucalipto, por isso a Embrapa Florestas realizou um trabalho de pesquisa em parceria com a Ripasa, com o objetivo de avaliar a variabilidade genética da rachadura de toras.
› Melhoramento genético para a qualidade da madeira
Existe unanimidade entre os pesquisadores da área que a qualidade da madeira pode ser melhorada, modificada ou ter alguns fatores minimizados ou controlados, em considerável extensão, através de tratos silviculturais e, principalmente, do melhoramento genético.
› Perspectivas do Setor Florestal Brasileiro
É inquestionável o potencial que o Brasil detém para atender à demanda do mercado mundial, pois os seus 5 milhões de hectares de florestas plantadas representam menos de 1% da área demandada.
› Sinal verde para móveis de eucalipto
Com as modernas técnicas de acabamento, novas matérias-primas vêm sendo utilizadas, fazendo com que certos impedimentos para o uso de madeiras menos nobre fossem sendo controlados.
› Nós na madeira: problemas na qualidade da madeira serrada e laminada
A madeira apresentará menor quantidade de nós ou isenta de nós quando for possível integrar as práticas de melhoramento, do espaçamento adequado e da desrama artificial.
› Óleos essenciais de eucalipto
Os óleos essenciais constituem as principais matérias-primas das indústrias ligadas aos setores farmacêutico, de perfumaria e de condimentos. Considerando a importância da produção de óleo essencial de eucalipto para o país é necessário selecionar material genético de melhor qualidade, adequadas à maior produção de óleos.
› Pesquisas otimizam recursos e diversificam produção
Alguns exemplos no processo de mudança tecnológica no setor florestal brasileiro, como sementes melhoradas, propragação vegetativa, micro propragação vegetativa, jardim clonal convencional, mini jardim clonal e sistema hidropônico para a produção de mudas.
› A madeira de eucalipto para postes
A experiência mundial mostra que não só os países com grande vocação e disponibilidade florestal utilizam com intensidade os postes de madeira, mas também os mais pobres em florestas naturais fazem o mesmo uso, em face da economia na construção de suas redes rurais de energia e telefonia.
› Resistência do eucalipto ao ataque de cupins
Em se tratando de madeira, os cupins são, indubitavelmente, os insetos que mais causam danos. A madeira é degradada biologicamente porque alguns organismos utilizam os polímeros naturais da sua parede celular, como fonte de alimento.
› Projeto GENOMA do Eucalipto
Com o objetivo de implantar a maior e mais complexa rede de experimento florestal do mundo, foi criada em 2002, a Rede Brasileira de Pesquisa do Genoma do Eucalyptus, denominado de Projeto Genolyptus.
› Os conceitos de qualidade e de uso múltiplo para a madeira de eucalipto
O potencial do eucalipto, em relação ao número de espécies, proporciona também um importante leque de alternativas para a obtenção de madeiras com diferentes características tecnológicas.
› Qualidade da madeira serrada de eucalipto
A madeira de melhor qualidade é aquela que apresenta menos defeitos, que podem ser considerados intrínsecos à madeira ou resultantes do processo de produção e beneficiamento da madeira.
› Secagem da Madeira de Eucalipto
Somente o desconhecimento das características da madeira pode justificar o uso da madeira verde, principalmente nos usos mais nobres, tais como móveis, esquadrias, assoalhos, instrumentos musicais, telhados, carrocerias de caminhão e inúmeros outros produtos.
› Influência dos tratamentos silviculturais na qualidade da madeira
De um modo geral, pode-se melhorar, modificar, controlar ou minimizar os fatores que afetam a qualidade da madeira por meio de tratos silviculturais. Os mais empregados são o espaçamento, fertilização, controle de pragas e plantas invasoras, desbastes e podas.