MENU
Amazônia
Construção
Desdobro
Editorial
Exportação
Habitação
Mercados
Móveis
Pesquisa
Portos e Logística
Produção
Qualidade
Usinagem
E mais...
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°61

› Exploração Madeireira na Amazônia: Situação Atual e Perspectivas
A amazônia brasileira abriga um terço das florestas tropicais do mundo, com estoque de 60 bilhões de m3 de madeira, e exerce forte influência para o equilíbrio do clima global. A exploração racional e sustentável desta riqueza pode gerar grandes oportunidades para o setor.
› Qualidade da Madeira para a Construção Civil
Na construção civil os desperdícios com materiais chegam a 20%. O desafio de ganhos em qualidade e produtividade tornam as propriedades da madeira atraentes frente a outros materiais. O uso de tecnologias adequadas lhe garante um grande potencial de uso na construção civil.
› Técnicas de Desdobro de Madeira
A crescente demanda por madeira tem exigido modernização nos sistemas de desdobro. Atualização dos equipamentos, visando ganhos de eficiência, é um dos desafios. Soma-se ainda maior critério na seleção da matéria-prima e maior aproveitamento de resíduos.
› Preços Estáveis no Mercado
O preço da madeira para exportação tem se mantido estável durante o ano. O Mogno continua sendo a madeira mais valorizada, com destaque também para espécies como Ipê e Jatobá.
› A Madeira como Alternativa na Construção de Habitações
O desconhecimento de métodos construtivos fez surgir um preconceito com relação a construções em madeira. Problemas de secagem, tratamento e projeto limitaram seu uso. Mas, a madeira é um excelente material de construção sob todos os aspectos.
› De olho em novos mercados
O comércio mundial tem apresentado um crescimento médio de 7% nos últimos anos, índice que, em 2001, se reduziu para 2%. De olho em novas alternativas, empresas brasileiras se voltam para mercados do Leste Europeu, Oriente Médio e Ásia.
› Mercado exige desenho inteligente
O design surge como importante ferramenta de competitividade, agregando valor ao móvel final. Iniciativas tem estimulado, através de premiações, o desenvolvimento de produtos brasileiros. Expectativa é duplicar as exportações do setor, que no último ano chegaram em US$ 500 milhões.
› Estudo oferece detalhes sobre madeira tropical
Projeto da ITTO, com apoio de entidades locais do Pará avalia produção e comércio de madeiras tropicais. Objetivo é oferecer assistência a empresas exportadoras, com a origem da produção e oferecer informações corretas, com destaque a produção sustentável.
› Modal marítimo amplia opções
No Brasil existem hoje 65 terminais portuários privados, com movimentação individual de cargas superior a 100 mil t. anuais. Responsáveis por 95% das exportações brasileiras, o modal marítimo vem se modernizando, com benefício direto na redução dos custos portuários.
› Desenvolvimento depende da superação de fatores limitantes
A indústria de base florestal do Brasil conquistou expressivo destaque nos últimos anos. Entretanto, sofre limitações para o seu desenvolvimento qualitativo e depende de uma maior integração de toda a cadeia produtiva, bem como maior definição de uma política setorial.
› Entidade brasileira certifica manejo
A criação do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal garante agilidade no processo de certificação florestal. Hoje já são 870 mil hectares de florestas certificadas no Brasil, com mais de 100 produtos com o selo FSC. No mundo, a certificação atinge 24 milhões de hectares.
› Usinagem, qualidade e custo
A busca por melhor qualidade e menor custo é uma constante do setor. A escolha e uso correto de ferramentas de corte pode ser determinante, representando um ganho considerável no custo final.