MENU
Apicultura
Artigo
Características
Carvão Vegetal
Celulose
Construção Civil
Editorial
Espécies
Eucalipto
Eucaliptocultura
Gestão
Madeira Serrada
Manejo
Meio Ambiente
Móveis
Nós
Números
Óleos Essenciais
Origens
Pesquisa
Postes
Preservação
Qualidade
Retratibilidade
Secagem
Tratos Silviculturais
Uso Múltiplo
Valorização
E mais...
Anunciantes
REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°59
› Impactos Ambientais
Toda espécie requer uma série de exigências quanto aos fatores do meio. Na ecologia, existem espaços menores que apresentam algum fator de restrição ao completo desenvolvimento da espécie, assim como existem espaços menores que apresentam um conjunto de fatores ambientais que permitem o máximo aproveitamento pela espécie.
› O Eucalipto e a Apicultura
A apicultura pode ser uma atividade complementar ao setor produtivo que utiliza florestas de eucalipto. A ação das abelhas, além de promover benefícios para as florestas e o meio ambiente, pode adicionar renda na produção de sementes, cera e própolis.
› Equipamento Ideal Garante Qualidade da Madeira
Cada equipamento de desdobro apresenta características que indicam um certo tipo de madeira. Estas características interferem na produção, produtividade e rendimento volumétrico. Experiências já realizadas comprovam um rendimento médio de 55,6% para o eucalipto.
› Características Intrínsecas da Madeira
O Eucalipto, como outras espécies, apresenta uma série de características que a tornam diferente de outras madeiras. Tais características, em sua grande maioria, são geradas pela própria natureza e podem causar dificuldades no processamento e comprometer o seu uso em algumas situações, mas muitas delas possuem tratamento.
› Importância do Eucalipto Para a Indústria de Carvão Vegetal
O eucalipto é fornecedor de matéria-prima para diversos fins industriais, estando consagrado como excelente fonte de matéria-prima para a produção de carvão vegetal, utilizado para fins domésticos há mais de 6 mil anos.
› Importância do Eucalipto para a Indústria de Celulose no Brasil
O uso da madeira de eucalipto como matéria-prima para celulose de fibra curta é uma evidência e se reveste de grande importância estratégica para a economia nacional. O Brasil é o primeiro produtor mundial de celulose de eucalipto, com um 6,7 milhões de toneladas, onde a fibra curta de eucalipto participa com 17% do total mundial.
› Madeira de Eucalipto na Construção Civil
Como material de construção, a madeira oferece muitas peculiaridades. Entre as vantagens, destaca-se como um dos poucos materiais renováveis, com baixa energia de processamento(menor que o aço, alumínio ou concreto), fornece um isolamento térmico maior do que os metais ou o concreto, entre outras vantagens.
› Espécies de Eucalipto
O serviço florestal da Austrália já conseguiu identificar 672 espécies do gênero Eucalipto, mas pouco mais de duas dezenas delas têm importância comercial e são plantadas em todo o mundo. Nesta matéria estão descritas 21 espécies, destacando a utilidade e as regiões de desenvolvimento.
› A Madeira de Eucalipto
As potencialidades do eucalipto como matéria-prima de qualidade para diversos usos industriais já são comprovadas. As perspectivas de utilização da madeira de eucalipto são promissoras. A maleabilidade e o melhoramento genético alcançado com a tecnologia atual oferecem respostas às dificuldades e o torna aplicável em múltiplos usos.
› A Eucaliptocultura no Contexto Brasileiro
Os princípios da silvicultura intensiva são simples e de ampla aplicação, procurando a máxima utilização de recursos. Sua filosofia básica é a produção da maior quantidade de madeira, por unidade de área, no menor período de tempo, da forma mais econômica possível e com qualidades mais adequadas ao seu uso final.
› Banco de Dados Florestais
A atividade florestal implica na geração continua de informações que alimentam as mesmas bases de dados, fechando um círculo de informações que precisam ser compreendidas para serem administradas.
› Características Valorizam a Madeira de Eucalipto
A produção de madeira serrada de qualidade é possível quando passa por pesquisa de laboratório e de campo; testes e ensaios silviculturais e de manejo; investigação dos melhores métodos de colheita; desenvolvimento de produtos acabados e outros.
› Manejo Para Usos Múltiplos
A potencialidade de uso da madeira de eucalipto como madeira serrada ou laminada tem-se tornado realidade em muitos países. Para melhores resultados, recomenda-se um manejo de florestas com ciclos longos, superiores a 20 ou 30 anos, para obtenção de toras grossas e cernes coloridos, além de uma maior estabilidade da madeira.
› Madeira de Eucalipto na Indústria Moveleira
Historicamente, existem depoimentos favoráveis atribuídos aos empresários da área moveleira dos Estados Unidos, mostrando a aceitação da madeira de eucalipto naquele país, já no início do século XX. Nos depoimentos, há referências de que a madeira de eucalipto produziria um mobiliário comparável aquele obtido das melhores madeiras.
› Nós na Madeira
O nó tem início na medula e cresce do centro para a periferia, provocando na sua vizinhança uma série de desvios ou descontinuidade dos tecidos lenhosos. As florestas destinadas à produção de madeira serrada ou laminada devem ser induzidas a produzir madeira isenta de nós, resultando em maior valorização no mercado das madeiras chamadas "clear".
› O Eucalipto em Números
Atualmente existem 13.698.000 ha de eucaliptos plantados em todo o mundo. Na Ásia estão plantados 6.022.000 ha, No Pacífico são 358.000 ha, sendo 287.000 ha na Austrália, país de origem da espécie. Na América do Norte são 65.000 ha, na América Central são 60.500 ha. Na América do Sul são 3.773.000 ha, sendo 2.955.000 no Brasil.
› Óleos Essenciais de Eucalipto
De todas as espécies de eucalipto, cerca de 20 são exploradas comercialmente para a produção de óleos essenciais. Os óleos essenciais de eucalipto são misturas, e variam com as espécies, genética, tipo e idade da folha, condições ambientais (clima, solo, luz, calor, umidade) e processo de extração.
› O Eucalipto e Suas Origens
O eucalipto surgiu em 1774 e foi introduzido na Europa em 1788. Foi descrito pela primeira vez pelo botânico francês L"Héritier, em Paris, através do material recolhido em expedições na Austrália. Até a metade do século XIX, o eucalipto figurou apenas em coleções de alguns jardins botânicos, sem nenhuma importância comercial.
› Melhoramento Genético para a Qualidade da Madeira
A densidade é uma das propriedades que mais fornece informações sobre as características da madeira. A qualidade da madeira sólida é quase sinônimo de sua densidade. Em função de tamanha importância, a densidade da madeira é uma característica já bastante estudada e os resultados demonstram ser essa uma característica de fácil melhoramento.
› A Madeira de Eucalipto para Postes
A utilização do poste de madeira pesa em torno de 60% menos que o de concreto, trazendo uma redução de custo no transporte, sem contar que as estruturas de madeira suportam tensões de impulso atmosférico de, no mínimo, 51% acima das estruturas metálicas.
› Durabilidade Natural e Preservação
Ao utilizar a madeira, deve-se escolher espécies que apresentem boa resistência natural ao ataque de cupins ou que apresentem boa permeabilidade aos líquidos preservativos. É preciso tomar medidas de prevenção para que o ataque seja reduzido ao mínimo possível.
› Qualidade da Madeira de Eucalipto
Para atender as demandas, a seleção de espécies envolve, inicialmente, programas de melhoramento e algumas práticas silviculturais, como espaçamento e fertilização, objetivando-se ganhos imediatos de crescimento, forma do tronco, regeneração e resistência a pragas e doenças. Numa segunda etapa, tais programas são complementados com a busca de ganhos nas propriedades da madeira, como densidade e dimensões de fibras.
› A Retratibilidade da Madeira
Os valores médios para contração longitudinal total estão entre 0,1 e 0,2% para a maioria das espécies. Valores mais elevados podem ser esperados quando se encontra madeira anormal, como lenho de reação, lenho juvenil e de grã revessa. Tais alterações na contração são devidas ao ângulo microfibrilar que aumenta proporcionalmente aos seus valores.
› Secagem da Madeira de Eucalipto
Além de se agregar valor ao produto final, inúmeras são as vantagens de se trabalhar com a madeira seca. Entre elas estão: redução de peso, facilitando o manuseio e reduzindo os custos de transporte; aumento na resistência natural ao apodrecimento e ao ataque de insetos; melhoria de algumas propriedades mecânicas da madeira, como dureza, resistência à compressão e flexão e outras.
› Tratos Silviculturais na Qualidade da Madeira
Os tratamentos silviculturais mais empregados na cultura de Eucalipto, no Brasil, com o intuito de alterar a qualidade da madeira são: espaçamento, fertilização, controle de pragas e plantas invasoras, desbastes e podas.
› Qualidade e Uso Múltiplo da Madeira de Eucalipto
O potencial de utilização múltipla da madeira de eucalipto cresce muito se toda a versatilidade do gênero for utilizada. É necessário que os conceitos tradicionais sejam revistos, reavaliando-se as espécies selecionadas e as técnicas de implantação, manejo, exploração, processamento e uso.
› Processo Valoriza Madeira de Eucalipto
Para obter a valorização almejada, a madeira precisa ir para o mercado depois de ter passado por um tratamento adequado. Uma das indicações é que seja usado um preservativo de madeiras. A madeira preservada é protegida contra o ataque de fungos e insetos como brocas e cupins.