MENU
Biomassa
Construção
Corte
Design
Editorial
Eucalipto
Incêndios
Mudas
Painéis
Pisos
RM_Digital
E mais...
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°140

› Mercado de produtos madeireiros certificados na indústria de painéis
Os painéis de madeira produzidos hoje no Brasil possuem como vantagens o maior aproveitamento da madeira e a eliminação de restrições impostas pelas dimensões e defeitos desta. Por isso, os painéis estão sendo aplicados como substituto da madeira maciça em diferentes usos, principalmente, nos segmentos de móveis e da construção civil.
› Por que pisos de madeira?
É um produto higiênico e anti-alérgico. Não acumula poeira e é de fácil limpeza. Outro fator é isolante térmico. A madeira, nas épocas mais frias, mantém os ambientes mais aquecidos, também contribuindo para a saúde das pessoas principalmente crianças, idosos e pessoas doentes, além de também ser um isolante acústico.
› Produção de energia por biomassa cresce em um ano
A queima de matéria orgânica (resíduos de cana-de-açúcar, casca de arroz, cavacos de madeira etc.) para a produção de energia elétrica é uma prática cada vez mais empregada no País. Conforme estudo realizado pelo Grupo Safira Energia, a capacidade instalada das usinas de biomassa no Brasil cresceu 21% em 2013, em relação ao ano anterior, passando de 7.342 MW para 8.870 MW .
› A sustentabilidade e do design de mobiliário
Os artefatos sempre foram instrumentos importantes da reconstrução histórica, pois relatam os hábitos e o estágio de desenvolvimento tecnológico e cultural de um determinado povo, permitindo inferências em vários campos. O design de produtos, portanto, passou a ser nos tempos modernos a chave para muitas dessas inferências, estando estreitamente relacionado às mudanças sociais e culturais, sendo um reflexo do contexto no qual está inserido.
› Construção Civil: Madeiramento do telhado a estrutura
A armação é a parte estrutural, constituída pelas tesouras, cantoneiras, escoras, etc… e a trama é o quadriculado constituído de terças, caibros e ripas, que se apoiam sobre a armação e por sua vez servem de apoio às telhas. Podemos utilizar todas as madeiras de lei para a estrutura de telhado, e madeiras de reflorestamento como pinus, que pode ser tratada e garante grande durabilidade e eucalipto. No entanto a peroba tem sido a madeira mais utilizada.
› Incêndios Florestais geram graves problemas ambientais
As queimadas e os incêndios florestais estão entre os principais problemas ambientais enfrentados pelo Brasil. As emissões resultantes da queima de biomassa vegetal colocam o país entre os principais responsáveis pelo aumento dos gases de efeito estufa do planeta..
› Material empregado na confecção de ferramentas de corte
Os grupos de ferramentas são classificados em quatro itens: Maciças ou calçadas, em aço; a partir do estelite; calçadas ou com fixação por parafuso de sujeição, feitas com metal duro (carboneto de tungstênio); e calçadas ou com fixação por parafuso de sujeição, feitas com diamante artificial (pastilhadas com polycrystaline diamond)
› Produção de Mudas e Adubação para pequenos produtores
Atualmente, os recipientes mais utilizados para a produção de mudas de eucalipto e pinus são os sacos plásticos e os tubetes. Para a escolha do recipiente deve-se levar em conta a quantidade de mudas produzidas e a duração do viveiro, porque em pequena escala e em viveiros temporários é aconselhável a utilização de sacos plásticos devido ao menor custo inicial.
› Cientistas concluem sequenciamento completo do genoma do eucalipto
O sequenciamento completo do genoma do eucalipto, uma espécie de grande importância para a economia brasileira, base da indústria florestal de celulose, papel, aço e produtos de madeira, foi concluído. A rede internacional EUCAGEN (Eucalyptus Genome Network) iniciou o projeto em 200.