MENU
Biomassa
Densidade
Editorial
Energia
Exportações
Florestas Nativas
Móveis & Tecnologia
Pellets
Silvipastoris
Toras
E mais...
Anunciantes
REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°131
› Florestas nativas como alternativa no aumento da produção
Através de um estudo do SFB e IPAM se analisa como atender estrategicamente à demanda por madeira proveniente de manejo florestal em florestas nativas brasileiras, com foco na Amazônia, e, ao mesmo tempo, preservar as funções ecológicas desses ecossistemas, com benefícios locais e globais.
› Exportações ainda mostram limitações em muitos mercados
As exportações brasileiras de produtos de base florestal ( madeira, móveis, papel e celulose) ainda sofrem os reflexos da crise mundial, que atingiu os Estados Unidos, inicialmente, e agora mostra graves efeitos em vários países da Europa.
› A expansão do mercado de Pellets de Madeira
Em tempos de energia limpa e produção de combustíveis derivados da biomassa vegetal, os pellets de madeira, estão em alta. Eles são pequenas pelotas cilíndricas de madeira, compactadas e densas que são produzidas com baixo teor de umidade (menor que 10%), permitindo maior eficiência na combustão.
› O design dos encaixes nos móveis de madeiras
Foi no Egito que a história do móvel começou a tomar novo rumo. Nesta região havia escassez de matéria prima de qualidade para a construção de móveis, o que fez com que os egípcios desenvolvessem os primeiros encaixes nos móveis para o aproveitamento de pequenos pedaços destes materiais.
› Madeira é principal fonte de energia renovável na Europa
O aumento do uso de energia proveniente da madeira confirmou esse recurso como a principal fonte energética renovável da Europa. Tal alternativa corresponde a 3% do total de suprimento energético primário europeu. E se for levado em conta somente as fontes renováveis, a taxa sobe para 47%.
› Descascamento de toras de eucaliptos
As fábricas de celulose são extremamente cautelosas quanto à qualidade da matéria prima fibrosa. Preferencialmente, a madeira a ser convertida em cavacos deve ser a de toras de tronco, obtida de árvores sadias, sem nós, sem tortuosidades e com o mínimo de casca. Significa que as toras necessitam de um descascamento prévio, antes de serem convertidas em cavacos.
› Sistemas silvipastorais no Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul, no setor florestal, tem em sua trajetória basicamente quatro fases de evolução. A última e contemporânea fase que se deu a partir de meados dos anos 2000, com a efetiva implantação de maciços florestais de eucalipto, diretamente ligados às fábricas.
› O que é preciso saber sobre a densidade da madeira
Com relação à densidade da madeira, ela se define pela relação entre massa e a massa de um mesmo volume de água. Essa relação representa assim a massa volúmica ou densidade expressa em geral em g/cm3.
› Colheita da biomassa florestal para a geração de energia
A época de colheita é um dos fatores que afetam a qualidade da biomassa florestal para a geração de energia sendo que esta variável influencia as alterações das propriedades físicas e químicas da biomassa.