MENU
Biomassa
Construção
Editorial
Espécies
Máquinas
Móveis & Tecnologia
Painéis
Pinus
Preservantes
Secagem
Torres - Madeira
E mais...
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°130

› Construção civil mantém vendas aquecidas em 2012
A construção civil tem se mostrado um grande e atrativo mercado para o setor da madeira, após as limitações impostas pela crise econômica internacional, a partir de 2008. Vários segmentos são beneficiados pelo aquecimento da construção civil no mercado interno, incluindo chapas de compensado, madeira serrada, portas, pisos, esquadrias
› Mercado de madeira de pinus com valor agregado
As florestas de pinus, concentradas mais na região Sul, não mantém o mesmo ritmo das de eucalipto e mostram um redução na área plantada. De um total de 1,83 milhões de hectares plantados em 2005, chegou a 1,76 milhões de hectares em 2010.
› Energia eólica sustentada por madeira
Desde a revolução industrial cada vez que nos encontramos com estruturas de dimensões muito significativas, o aço, parace ser o único protagonista. Isto parecia ser.
› Futuro da biomassa no brasil
A demanda global de energia será de 16,5 bilhões de tep em 2030, permanecendo-se o cenário atual de políticas de energia. Recomenda-se que as indústrias venham em utilizar mais a biomassa para atender à demanda de energia térmica.
› Uso da computação gráfica no desenvolvimento de lay-out para marcenarias
A partir do lay-out juntamente com o fluxo de produção de uma empresa, é possível avaliar a seqüência de ações no ambiente para se chegar ao produto final. Porém, todo esse percurso influencia diretamente no trabalhador e também na qualidade do produto final.
› Espécies alternativas de madeiras para a indústria moveleira
A caracterização tecnológica das madeiras alternativas produz dados essenciais que incentivam a introdução destas espécies na indústria madeireira, oferecendo alternativas àquelas espécies cujas reservas estejam se exaurindo.
› Cuidados na operação de máquinas para aplainamento de madeira
No processamento mecânico da madeira empregam-se maquinários de corte de tecnologias diversas. No desdobro da madeira e nas marcenarias encontram-se o maior emprego das máquinas ditas convencionais, ou seja, de operação e alimentação manual.
› Processos de tratamento e proteção da madeira
Atualmente, dois processos principais, com algumas variações, representam uma quase totalidade dos tratamentos realizados: - O processo periférico de impregnação e, sobretudo a imersão rápida e - O processo de impregnação profunda por autoclave vácuo e pressão
› Câmaras de secagem convencional e a alta temperatura
A secagem de madeira é um método fundamental no processo produtivo e industrial da madeira serrada, visto que melhora significativamente suas propriedades, entre elas físicas, mecânicas, térmicas e acústicas, ajudando agregar valor comercial às peças que passam por esse processo.
› Inchamento e absorção de água por painéis sarrafeados
Torna-se indispensável o estudo dos fatores relacionados à variação dimensional da madeira para melhor compreensão do fenômeno das rachaduras internas e superficiais, os empenamentos e as variações de suas dimensões ao longo do tempo de uso.