MENU
Adesivo
Briquetes
Editorial
Genética
Mercado
Mudas
Painéis
Pisos
Preservantes
Secagem
E mais...
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°125

› Setor projeta caminhos para o crescimento
A indústria florestal da América Latina vem explorando seus principais diferenciais competitivos, que vão do clima, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, à certificação. Todas essas vantagens aliadas dão a vários países da região, mas em especial ao Brasil, uma posição de destaque.
› Análise de qualidade em pisos de madeira
As exigências de qualidade, em diversos setores, são crescentes e forçam as empresas a incorporar novos procedimentos na sua linha de produção ou prestação de serviços. De acordo com a ABNT (2010), as tradicionais vantagens baseadas no uso de fatores abundantes e de baixo custo estão sendo eliminadas pela competição entre as empresas.
› Melhoramento genético de espécies florestais
Tendo em vista a importância econômica das espécies florestais desde então, árvores maduras com características fenotípicas desejáveis vêm sendo selecionadas ao longo do tempo e incorporadas em programas de melhoramento, visando à obtenção de genótipos mais produtivos.
› Doenças em mudas de pinus
A principal doença que ocorre nos viveiros de pínus é o tombamento de mudas, entretanto, as podridões de raízes podem ocorrer. Durante um ano, o Laboratório de Fitopatologia da Embrapa Florestas, recebeu várias amostras de mudas de pinus que apresentavam sintomas de seca e encurvamento de ponteiros, que progrediam até a morte das mudas.
› Avaliação de juntas coladas com adesivos poliuretanos
O adesivo consagrado de uso mais comum na confecção de peças estruturais é o resorcinol-formaldeído. Isto se deve, principalmente, às elevadas resistência e percentual de falha na madeira, à aplicação em temperatura ambiente e a elevada estabilidade do adesivo às variações de umidade e temperatura.
› Propriedades de painéis MDF de Eucalipto
As chapas de MDF (Medium Density Fiberboard) são produzidas basicamente com fibras da madeira expostas a ação de calor e pressão com adição de adesivo sintético. Os painéis de fibras são caracterizados pela versatilidade e aplicações, com uma previsão de significativo aumento de sua produção no Brasil, pela instalação de novas plantas industriais resultado do investimento de cerca de R$ 1 bilhão.
› Secagem da madeira utilizando ultra-som
A madeira, sendo um material higroscópico, tem suas propriedades mecânicas e elásticas afetadas por condições ambientais (temperatura, umidade relativa do ar etc.). O acompanhamento da secagem de peças de um determinado lote de madeira não é uma tarefa simples, pois exige que sejam realizadas avaliações freqüentes em peças do lote.
› Estudo dos fatores que afetam a preservação de madeiras
Preservar uma madeira é, em primeira análise, proporcionar o aumento da sua resistência frente aos organismos deterioradores, através de aplicação de preservantes químicos. A seleção adequada de um produto preservante é a primeira condição para conferir um aumento na durabilidade natural da madeira.
› Briquete de resíduos agroflorestais da amazônia
Os principais fins da madeira amazônica no Estado são serrarias e carvoarias ao longo de estradas e em comunidades. A conversão da lenha em carvão vegetal através da pirólise atinge o máximo de rendimento de 40%. Uma das alternativas para minimizar o consumo de madeira para lenha ou carvão é a briquetagem a partir de resíduos madeireiros e agroflorestais.